Cine PE 2017: Sete filmes deixam o festival

O Cine PE 2017 foi adiado — e pode nem acontecer. Programado para acontecer a partir de 23.05.2017, o festival deste ano sofreu várias baixas devido à escolha de determinados filmes. A nota sobre a retirada de filmes da programação do Cine PE 2017:

10 de maio de 2017

Decidimos tornar pública a decisão, conjunta, de retirar nossas obras da seleção do XXI Cine PE Festival Audiovisual, a ser realizado entre os dia 23 e 29 de maio de 2017, na cidade de Recife. Apenas no dia 08 de maio, através de veículos de imprensa, tomamos conhecimento da grade completa dos filmes que foram selecionados para o festival.

Constatamos que a escolha de alguns filmes para esta edição favorece um discurso partidário alinhado à direita conservadora e grupos que compactuaram e financiaram o golpe ao Estado democrático de direito ocorrido no Brasil em 2016. Para nós, isso deixa claro o posicionamento desta edição, ao o qual não queremos estar atrelados.

Reconhecemos a importância do Cine PE Festival Audiovisual, do qual muitos de nós já participaram em edições anteriores. Esperamos poder participar de edições futuras e mais conscientes, condizentes com sua grandeza histórica e relevância para a formação de público do cinema brasileiro.

Assinam os representantes dos filmes abaixo listados:

– “Abissal” – Ceará
– “A Menina Só” – Santa Catarina
– “Baunilha” – Pernambuco
– “Iluminadas” – Pernambuco
– “Não me Prometa Nada” – Rio de Janeiro
– “O silêncio da Noite é que tem sido testemunha das minhas amarguras” – Pernambuco
– “Vênus – Filó a fadinha lésbica” – Minas Gerais

A organização do evento também se manifestou:

“Ao longo de 20 anos de realizações, todas suas programações, indistintamente, foram pautadas pelo respeito aos valores básicos da liberdade, quais sejam o direito de expressão, o respeito à pluralidade e o combate ao instrumento da censura.

Jamais houve quaisquer formas de politização das programações, pois com uma simples pesquisa sobre as edições passadas, facilmente será revelado que o Festival sempre se pautou em mostrar tendências, linguagens, estéticas e ideologias da forma mais coerente possível, por entender e evidenciar que o conceito da diversidade dever ser de todos e para todos.”

Apesar dessas manifestações se colocarem em tempo impróprio da pré-produção do evento, torna-se cabível, pelo verdadeiro princípio democrático, respeitar-se as decisões tomadas”.

Leia mais clicando aqui.

Site oficial:
http://cine-pe.com.br/agenda/

cinemagia.wordpress.com

~ por Tommy Beresford em maio, 12 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: