Dois Irmãos: Muito além da TV

Dois Irmãos

“Dois Irmãos”, atualmente no ar pela Rede Globo em formato de minissérie, nunca recebeu uma versão cinematográfica (não confundir com o homônimo dirigido por Jean-Jacques Annaud em 2004 com Guy Pearce e Jean-Claude Dreyfus). Muito antes, porém, das filmagens televisivas (que, por sinal, terminaram em 2015), a obra de Milton Hatoum gerava obras em outros formatos tão premiadas quanto o livro, como conta o portal G1:

Em julho de 2016, os brasileiros Fábio Moon e Gabriel Bá ganharam o “Oscar dos quadrinhos” em San Diego, durante a Comic-Con 2016, nos Estados Unidos. Eles foram premiados na categoria “melhor adaptação de outro meio” do Eisner Awards com a HQ “Dois Irmãos”.

cinemagia.wordpress.com

Os irmãos gêmeos já haviam ganhado juntos o prêmio Eisner em 2011 pela obra “Daytripper” e também já levaram para casa um Jabuti pela adaptação de “O Alienista” , de Machado de Assis.

Vale lembrar que o romance original levou o Prêmio Jabuti em 2011:
http://premiojabuti.com.br/edicoes-anteriores/premio-2001/

Em 2008, o diretor Roberto Lage dirigiu uma adaptação do romance para o teatro em São Paulo. Como curiosidade, a atriz Vivianne Pasmanter, que na TV ganhou o papel da Irmã Damasceno, no teatro interpretou a índia Domingas, cuja caracterização agradou a critica e ao público, recebendo, inclusive, elogios do próprio autor do romance, Milton Hatoum (na trama da TV, ela faz justamente a religiosa que entrega a índia à familia de Zana, vivida por Juliana Paes na segunda etapa da minissérie). A história para a TV recebeu o tratamento detalhista do diretor Luiz Fernando Carvalho e tem como protagonistas a já citada Juliana Paes, Antonio Fagundes e Antonio Calloni, entre outros, além, claro, de Cauã Reymond interpretando a fase adulta dos gêmeos:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Dois_Irm%C3%A3os_(miniss%C3%A9rie)

Curiosidades (sem spoilers):

Wagner Moura foi cogitado para interpretar os gêmeos Omar e Yaqub, mas a diferença na agenda da produção com o ator, que se preparava para as filmagens de Narcos, impossibilitou a escalação. Cauã Reymond entrou em seu lugar. Letícia Sabatella interpretaria Rânia, mas diante de outros compromissos, Bruna Caram ficou com a personagem. A exigência de Luiz Fernando Carvalho por uma índia para o papel de Domingas, fez com que a produção fosse adiada, pela dificuldade em encontrar uma atriz que falasse um dialeto indígena e conseguisse interpretar. A índia Silvia Nobre Waiãpi, nascida no Parque Indígena do Tumucumaque, Amapá, que fala fluentemente o tupi-guarani e atuou em outras produções, foi escolhida.

Um post de fevereiro de 2015 contava sobre o boato que correu sobre um suposto acidente com a atriz Juliana Paes durante as gravações:
Dois Irmãos: Houve afinal um acidente com Juliana Paes nas gravações da minissérie?

Leia também:
Crítica – HQ: Dois Irmãos, de Fábio Moon e Gabriel Bá
Juliana Paes aparece nua em ‘Dois Irmãos’ e bomba nas redes sociais

~ por Tommy Beresford em janeiro, 11 2017.

Deixe um comentário