Vida Alves (1928-2017)

Vida Alves

Vida Alves

De acordo com o portal G1, faleceu por volta das 22h de 03.01.2017 em São Paulo a atriz e escritora Vida Amélia Guedes Alves, pioneira da televisão brasileira:

Ela tinha 88 anos, estava internada no hospital Sancta Maggiore desde 28 de dezembro e morreu de falência múltipla dos órgãos. Vida Alves é a atriz que deu o primeiro beijo da TV brasileira, na década de 50, e o primeiro beijo gay, nos anos 60.

Com mais de 70 anos de carreira, ela começou trabalhando no rádio, passou para as telenovelas, contracenou com grandes nomes como Tarcísio Meira, Glória Menezes, Eva Wilma e Aracy Balabanian, fez carreira no cinema, apresentou programas na TV e escreveu novelas. Em 1995, ela criou junto com outros artistas a Associação dos Pioneiros Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV), que busca preservar a memória da televisão brasileira. (…)

Vida Alves em cena

Vida Alves em cena

O primeiro beijo da TV brasileira foi na novela “Sua vida me pertence”, de 1951, na emissora Tupi. O par romântico dela era Walter Forster, que também era diretor. O pudor era tão grande, lembra Vida, que o fotógrafo da Tupi não registrou o momento do beijo – ela diz que o profissional considerou que, de qualquer forma, a imagem não seria publicada na imprensa da época.
Vida Alves foi pioneira novamente no teleteatro “A calúnia”, em que protagonizou um beijo gay com a atriz Geórgia Gomide em 1963. “São coisas que existem, e se bem focadas e realizadas, contribuem para uma sociedade mais aberta e mais consciente”, afirmou ao G1. EM entrevista à TV Globo, afirmou: “sinto orgulho de ser elemento formador da televisão”.

Leia mais clicando aqui.

Vida fez três filmes: em 1940, “Quase no Céu”; em 1954, “Paixão Tempestuosa”; e em 1973, “A Pequena Órfã”.

Vida Alves

Vida Alves

~ por Tommy Beresford em janeiro, 04 2017.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: