José Luiz Zagati (1950-2016)

Uma história para se conhecer. Na Folha Online, por Fernanda Pereira Nevez:

José Luiz Zagati tinha apenas cinco anos quando foi ao cinema pela primeira vez. Ficou tão encantado que lembrava detalhes daquele dia. Contava que foi um presente da irmã mais velha e que tentou fazer seu próprio projetor após a sessão, usando caixotes que recolheu na feira.

José Luiz Zagati

José Luiz Zagati

Décadas se passaram até que Zagati entrasse de novo em um cinema. Deixou o interior em direção a Taboão da Serra, na Grande SP, e ainda criança começou a trabalhar com o pai. Vendeu peixes nas ruas, bolo na frente de estádios. Largou a escola no terceiro ano do fundamental. Nessa época, acompanhava o entrar e sair de pessoas no Cine Tupy, mas não tinha dinheiro para ver os filmes.

Já adulto, trabalhou como borracheiro, engraxate, montador de baterias. Mas foi como sucateiro que ele reencontrou o cinema. Achava películas e equipamentos antigos, que recolhia e consertava.

Nos anos 90, reuniu crianças do bairro para uma sessão de filmes na rua de casa. Era o primeiro passo para o Mini Cine Tupy, criado depois na garagem de sua casa. Comprou projetor, emprestou rolos de filmes, improvisou bancos com bloco de concreto. A pipoca era dada por Zagati.

Foram mais de dez anos de sessões semanais. Comprou um galpão, trocou os blocos por cadeiras achadas no lixo. Mas nunca cobrou pela entrada, apesar da reclamação da mulher pela conta de luz.

Sua história apareceu na TV, virou documentário, foi premiada, mas Zagati fechou o cinema há alguns anos, apesar da paixão pelos filmes.

Ele morreu dia 30.10.2016, aos 66, devido a um câncer. Deixa 9 filhos, 3 irmãos e 16 netos.

A matéria foi encontrada aqui.

No Wikipedia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Luiz_Zagati

~ por Tommy Beresford em novembro, 12 2016.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: