Festival Internacional Pequeno Cineasta 2016: Vencedores

A edição 2016 do “Festival Internacional Pequeno Cineasta” (FIPC), que reúne filmes feitos exclusivamente por crianças e jovens do mundo inteiro, divulgou seus vencedores na escolha do público e do júri especial nas quatro categorias – criança nacional e internacional (8 a 12 anos) e jovem nacional e internacional (13 a 17 anos):

Os vencedores foram anunciados em 06.11.2016 em uma cerimônia fechada para convidados no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB). Criado em 2010 por Daniela Gracindo, o festival aconteceu de 03 a 05 de novembro de 2016 e exibiu mais de 60 filmes em quatro locais da cidade — CCBB, Arena Dicró, Museu do Meio Ambiente e Instituto Cervantes –, alcançando um público estimado de mil pessoas. Os campeões levaram pra casa um troféu e uma claquete profissional.

O primeiro premiado da noite foi “As aventuras do Chauá”, da escola Municipal Santo Antônio do Norte, Vitória (ES), escolhido pelo júri especializado na categoria criança nacional. A animação faz um alerta sobre a importância da preservação ambiental e do Papagaio Chauá, espécie nativa da Mata Atlântica, ameaçada de extinção. Os jurados elegeram ainda: “Por trás da pedras”, de Maia Costea (Canadá), uma aventura de três amigas na floresta, na categoria criança internacional; “Desconheço-te”, do carioca Felipe Leibold, que faz uma metáfora poética para falar sobre a questão do eu/ego, na categoria jovem nacional; e “Multidão”, de Jáchym Bouzek, da República Tcheca, curta animado que faz uma critica ao ultrapassado sistema educacional vigente.

Já na escolha do público, o preferido na categoria criança nacional foi o curta “Reviravolta” (Curitiba), de Isabela Kraus Zilli, que trata sobre o clássico embate entre o nerd e o garoto popular da escola no estilo cinema mudo. Entre os estrangeiros, o mais votado foi a singela comédia “A loja de doces”, dirigido pelo grupo “Los siete chiflados”, da Espanha. O thriller de suspense, “Do outro lado”, do niteroiense João Pedro Lavedan, levou a estatueta na categoria jovem nacional. E, por fim, na categoria internacional, a criançada elegeu “A bicicleta”, de Giorgi Chakvetadze, da Geórgia, que retrata o “drama” de um menino pobre que faz de tudo pra comprar uma bicicleta.

Além da mostra competitiva, o FIPC promoveu mais três mostras paralelas: “Mostra Oficina Pequeno Cineasta”, com trabalhos realizados pelos alunos da oficina “Pequeno Cineasta”; “Sustente sua História”, que traz curtas sobre sustentabilidade; e “Mostra Especial Escola Orson de Kid”, com uma seleção dos melhores curtas da escola de cinema espanhola, de Madri. A programação contou ainda com uma oficina de animação ambiental para a criançada, ministrada pelo diretor do festival internacional “Vou Anim!arte”, Alexandre Juruema, no Museu do Meio Ambiente; e um workshop para educadores e professores sobre “O cinema no desenvolvimento da criança”, no Instituto Cervantes, pela professora da escola “Orson the Kid”, Maite Frade.

FILMES VENCEDORES:

Júri Oficial
– Nacional Criança – “As aventuras do Chauá” – Vitória – ES – 04’ – Animação
– Internacional Criança – “Por trás das pedras” (Behind the rocks), de Maia Costea – Canadá – 05’ – Ficção
– Nacional Jovem – “Desconheço-te”, de Felipe Leibold – Rio de Janeiro – RJ – 08’– Ficção
– Internacional Jovem – “Multidão” (Crowd), de Jáchym Bouzek – República Tcheca – 07’00” – Animação

Júri Popular
– Nacional Criança – “Reviravolta”, de Isabela Kraus Zilli – Curitiba – PR – 09’37” – Ficção
– Internacional Criança – “A loja de doces” (La tienda de chuches), de Los siete chiflados – Espanha – 06’25” – Ficção
– Nacional Jovem – “O outro Lado”, de João Pedro Lavedan – Niterói – RJ – 09’59” – Ficção
– Internacional Jovem – “The bicycle” (Velosipede), Giorgi Chakvetadze – Geórgia – 07’56” – Ficção

~ por Tommy Beresford em novembro, 09 2016.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: