Revista O Globo: O Bom e Velho Oeste

20160925_114325

Matéria na Revista O Globo de 25.09.2016 sobre o gênero western:

Esta semana chega aos cinemas do Brasil e de diversos países o faroeste “Sete homens e um destino” (“The magnificent seven”), refilmagem do blockbuster de 1960 que narra a aventura de mercenários contratados para defender um povoado de um bando de malfeitores. A distância, um observador cético diria que se trata de um produto de nicho, coisa de executivo de Hollywood sem ideias e algum desespero. Ajustando a mira, no entanto, vê-se que não é bem assim. O diretor é o prestigiado Antoine Fuqua (do oscarizado “Dia de treinamento”), quem assina o roteiro é Nic Pizzolatto (da série “True Detective”) e entre o hepteto há estrelas do gabarito de Denzel Washington, Chris Pratt e Ethan Hawke — Wagner Moura estava dentro mas teve de sair por causa da segunda temporada de “Narcos”. A expectativa é de que a produção de US$ 90 milhões renda pelo menos o dobro no mundo inteiro — o que não falta é fã de bangue-bangue por aí, vide os US$ 3 milhões já arrecadados com a estreia antecipada na Coreia do Sul.

O remake é mais um sinal de que o gênero western, como é de praxe com bandidos e mocinhos célebres, está de volta. Nos últimos anos, o diretor Quentin Tarantino trouxe a dobradinha “Django” e “Os oito odiados” (referência, claro, aos “sete homens” do clássico). O vencedor do Oscar de melhor filme em 2016 foi para “O regresso”, retomada do subgênero do mountain man (homem da montanha).

Há outras variações da fórmula: em outubro, estreia na HBO “Westworld”, série de ficção científica que se passa dentro de um parque temático de Velho Oeste. Ano que vem, estreia nas telonas o primeiro capítulo da saga “A torre negra”, baseada em livros de Stephen King nos quais caubóis e suas pistolas se misturam a todo tipo de elemento fantástico. Na verdade, os genes do faroeste são tão disseminados pelo DNA da cultura pop que você periga até ser fã sem saber. (…)

Leia a matéria completa em
http://m.oglobo.globo.com/cultura/o-bom-velho-oeste-20176192

~ por Tommy Beresford em setembro, 25 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: