Oscar 2016/2017: Aquarius preterido, Pequeno Segredo escolhido

images-33

Dos filmes inscritos para tentar representar o Brasil no Oscar 2016/2017 (depois da desistência, em apoio a “Aquarius”, de “Boi Neon”, de Gabriel Mascaro, e “Mãe só há uma”, de Anna Muylaert)…

“A bruta flor do querer”, de Andradina Azevedo e Dida Andrade
“A despedida”, de Marcelo Galvão
“Aquarius”, de Kléber Mendonça Filho
“Até que a casa caia”, de Mauro Giuntini
“Campo Grande”, de Sandra Kogut
“Chatô – O Rei do Brasil”, de Guilherme Fontes
“Mais forte que o mundo – A história de José Aldo”, de Afonso Poyart
“Menino 23: Infâncias perdidas no Brasil”, de Belisario França
“Nise – O coração da loucura”, de Roberto Berliner
“O começo da vida”, de Estela Renner
“O outro lado do paraíso”, de André Ristum
“O roubo da taça”, de Caito Ortiz
“Pequeno segredo”, de David Schurmann
“Tudo que aprendemos juntos”, de Sérgio Machado
“Uma loucura de mulher”, de Marcus Ligocki Júnior
“Vidas partidas”, de Marcos Schetchman

… foi “Pequeno segredo”, de David Schurmann, o selecionado para disputar uma vaga ao Oscar 2016/2017, de acordo com o Globo Online, apesar do sucesso de “Aquarius” no circuito internacional:

Uma comissão do Ministério da Cultura (MinC) fez o anúncio nesta segunda-feira (12), em evento na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. A comissão que elegeu o representante brasileiro foi formada por Adriana Scorzelli Rattes, Bruno Barreto, Carla Camurati, George Torquato Firmeza, Luiz Alberto Rodrigues, Marcos Petrucelli, Paulo de Tarso Basto Menelau, Silvia Maria Sachs Rabello e Sylvia Regina Bahiense O presidente da comissão, Bruno Barreto, não estava presente.

(…) “Pequeno segredo”, que ainda não estreou, é um longa de ficção baseado em um episódio real ocorrido com a família Schurmann, conhecida por navegar o mundo.

(…) Petrucelli também disse que a escolha levou em conta o perfil do júri que escolhe os filmes de língua estrangeira no Oscar. “São pessoas geralmente mais velhas, então um pouquinho mais conservadoras”, disse. “A gente tentou encontrar um filme que tem essas características do cinema ‘da cartilha'”, afirmou o membro da comissão.

Leia mais clicando aqui.

A seleção final dos concorrentes na categoria ainda será definida pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O anúncio dos indicados à 89ª edição do Oscar está marcado para 24 de janeiro de 2017. A cerimônia de premiação acontece em 26 de fevereiro de 2017, em Los Angeles, nos Estados Unidos.

No Facebook:

screenshot_2016-09-12-20-57-06-1

Texto de Anna Muylaert, também noFacebook:

É natural imaginar que Kleber Mendonça Filho esteja agora chateado com esse golpe relativo a escolha de um outro filme para comissão do Oscar. Imagino que esteja mesmo. Mas do meu ponto de vista o maior prejudicado não foi nem é Kleber e sua equipe e sim o cinema brasileiro. Houve sim uma grande batalha nos últimos anos em várias esferas, Ancine – Manoel Rangel e Eduardo Valente sem falar do Cinema do Brasil – pessoas e entidades que vem lutando tanto pela qualidade do cinema brasileiro quanto por sua visibilidade no exterior. Ora Kleber Mendonca fez um filme – goste-se ou não – importante, extremamente bem dirigido e que conquistou uma vaga na competição de Cannes – a mais difícil do mundo. Alem disso, está tendo sucesso de publico e de critica no seu país de origem. Escolher outro filme para representar o Brasil agora – um filme que ninguém viu – não é apenas uma derrota para Aquarius – Filme , é antes de tudo uma mudança de rumo nos paradigmas de qualidade que viemos construindo todos nós juntos há anos. O que esperar do futuro? Que os amigos de Michel Temer sejam daqui pra frente os grandes autores do cinema brasileiro – independentemente de sua qualidade ou mesmo de sua representatividade junto ao publico? A resposta é triste e é: provavelmente sim. Com esta escolha de hoje, enterramos muito mais que um filme. Enterramos um paradigma de qualidade e legitimidade para o cinema brasileiro. Quando se está vivendo sob a égide de um golpe nacional, porque haveria de ser diferente com o cinema?

~ por Tommy Beresford em setembro, 12 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: