Elke Maravilha (1945-2016)

Elke Maravilha

Elke Maravilha

De acordo com o portal G1, morreu no Rio de Janeiro, no início da madrugada de 16.08.2016, a atriz Elke Maravilha. Ela estava internada na Casa de Saúde Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul, desde o dia 20 de junho:

De acordo com seu irmão, Frederico, Elke, de 71 anos, foi operada de uma úlcera e ficou em coma induzido. A atriz morreu por volta de 1h.

A família ainda não definiu data e local do sepultamento.

Antes de ser internada Elke vinha se apresentando pelo país com o espetáculo “Elke canta e conta”, onde falava de passagens de sua vida desde a infância na Rússia, os casamentos, a vida como modelo e apresentadora.

Leia mais clicando aqui.

elke034

Elke Maravilha era nome artístico de Elke Georgievna Grunnupp (em russo: Элке Георгевна Груннупп), nascida em Leningrado em 22 de fevereiro de 1945. Foi uma manequim, modelo, jurada, apresentadora e atriz brasileira nascida na Rússia, de onde emigrou ainda na i

Elke e Hugo Carvana integraram o elenco do filme Quando o Carnaval Chegar

Elke e Hugo Carvana integraram o elenco do filme Quando o Carnaval Chegar

Primeiros filmes:

1970 – Salário Mínimo (Modelo)
1971 – O Barão Otelo no Barato dos Bilhões (Secretária)
1972 – Os Machões
1972 – Quando o Carnaval Chegar (Atriz Francesa)
1973 – O Rei do Baralho
1974 – Gente que Transa (Esmeralda)
1976 – Xica da Silva (Hortência)
1977 – Tenda dos Milagres

Veja todos em

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Elke_Maravilha

Em 1981 particioiu de “Pixote, a Lei do Mais Fraco”, em 2006 de “Zuzu Angel” e, mais recentemente, em 2016, “Carrossel 2: O Sumiço da Maria Joaquina”. Também participou de novelas na TV.

Ainda no Wikipedia:

Para pagar seu aluguel e sua faculdade, Elke trabalhou como bancária, secretária trilíngue e bibliotecária. Foi também a mais jovem professora de francês da Aliança Francesa e de inglês na União Cultural Brasil – Estados Unidos.

FB_IMG_1471343905772

Elke foi presa no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, em fins de 1971, depois de rasgar, aos gritos de “covardes, como ousam, vocês já o assassinaram!”, cartazes com a fotografia de Stuart Angel Jones, filho de sua amiga Zuzu Angel, já então morto depois de torturas na Base Aérea do Galeão. Foi enquadrada na Lei de Segurança Nacional, o que a deixou apátrida. Só foi solta depois de seis dias após a intervenção de amigos da classe artística. Anos depois, requisitou a cidadania alemã, a única que possuia.

Elke Maravilha em Carrossel 2, lançado em 2016

Elke Maravilha em Carrossel 2, lançado em 2016

Se popularizou no Brasil como jurada de programas do Chacrinha e Silvio Santos, e além dos muitos filmes no cinema e diversas peças de teatro, teve também a música no seu currículo, conforme relembra Mauro Ferreira:

(…) o produtor Thiago Marques Luiz convidou Elke para gravar, em abril de 2012, O xote das meninas (Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1973) para o álbum triplo 100 anos de Gonzagão, idealizado em tributo ao centenário de nascimento do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga (1912–1989).

Encerrada no ano passado com participação na faixa-título do terceiro álbum solo de Karina Buhr, Selvática (2015), a carreira fonográfica de Elke começou em 1972, ano que ela foi convidada a ser jurada do programa de calouros do apresentador Abelardo Barbosa (1917–1988), o Chacrinha. Naquele ano, Elke fez a primeira gravação profissional, registrando a Marcha da zebra (Chico Mendes, Álvaro Castilho e Cláudio Paraíba) para o álbum folião Rio, Carnaval e Amor 1973 (Imagem).

Quatro anos depois, Elke repôs o bloco na rua como “intérprete musical”, dando voz a duas músicas dos compositores Rogê e Leonete, Gira roda e Juju, para o álbum duplo Carnaval, amor e fantasia, lançado pela gravadora RCA em 1976. As faixas de Elke geraram compacto promocional enviado às rádios pela gravadora.

Leia o artigo completo clicando aqui.

Elke Maravilha e Pedro de Lara

Elke Maravilha e Pedro de Lara

Site oficial:
http://www.elkemaravilha.com.br/

Ficha da atriz no IMDB:
http://www.imdb.com/name/nm0544957/

Cláudia Raia, Elke Maravilha e Chacrinha

Cláudia Raia, Elke Maravilha e Chacrinha

Leia sobre as chacretes em
https://cinemagia.wordpress.com/?s=Chacretes+

Posts sobre Chacrinha:
https://cinemagia.wordpress.com/?s=Chacrinha+

Outros posts que citam Elke Maravilha:
https://cinemagia.wordpress.com/?s=Elke

Elke Maravilha e as chacretes

Elke Maravilha e as chacretes

No site da Satura Cia de Teatro:

Screenshot_2016-08-16-10-01-08-1

~ por Tommy Beresford em agosto, 16 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: