Liberdade, Liberdade: Caio Blat e Ricardo Pereira falam sobre cena de amor na série de TV

O diálogo, tal como a escolha das tomadas, foi simples e delicado:

Tolentino:
— Meu único amigo é você. Você, André. Um homem sensivel. Consegue entender os mistérios da vida. As voltas que o mundo dá. As surpresas que a vida nos reserva.

André:
— As surpresas sobre nós mesmos

Tolentino:
— Sim. Você mesmo disse um dia. Todos nós temos uma segunda natureza. Que às vezes permanece oculta.

André:
— Mas não para sempre.

A sequência de “Liberdade, Liberdade” que deixou a internet em polvorosa desde que sua gravação fora anunciada, gerando até memes de boicote e reação inflamada de grupos religiosos na rede, foi apresentada em 12.07.2016.

Antes da exibição, os atores Caio Blat e Ricardo Pereira deram depoimentos sobre a história:

Para Ricardo, acostumado a interpretar galãs na TV, esse será o “momento ápice dos personagens”. Ele diz que, apesar de algumas reações negativas ao casal – como uma campanha, via internet, que promove um boicote à novela -, sente uma forte torcida por Tolentino e André. E conta como foi gravar as cenas:

– Foi emocionante. Vinicius (Coimbra, diretor) fez poesia com o lindo texto do Mário (Teixeira, autor). Acima de qualquer coisa, a cena reflete o amor desses personagens. O conflito pessoal deles em ceder a esse amor é visível. Nessa época, isso era considerado um crime, sodomia, com condenação à morte – observa Ricardo, adiantando que o romance terá consequências graves para os dois.

Quanto às cenas de nudez, Ricardo garante que lida bem com elas.

– O corpo é nosso material de trabalho e, nessa faixa em que a novela vai ao ar, podemos ser mais atrevidos. Eu estou confortável com o meu corpo, então, levo bem as cenas de nudez. Faz parte.

Cena de Ricardo Pereira e Caio Blat em Liberdade, Liberdade

Cena de Ricardo Pereira e Caio Blat em Liberdade, Liberdade

Apesar da campanha recente feita nas redes contra o casal gay, o ator afirma que, pessoalmente, não sentiu nenhum tipo de preconceito por interpretar Tolentino.

– A gente construiu um personagem que provoca, que de certa forma cutuca as pessoas para que elas possam reagir, aprovar ou não aprovar, criticar ou não criticar. Isso é importantíssimo! Alguns criticam Tolentino porque ele é mau, mas realmente gostam da história dele, torcem por essa amizade que ele tem com André, que acabou virando amor – comenta ele, acrescentando: – Todo mundo deve ter sua opinião e devemos respeitar as opiniões de cada um. Está é uma ficção e fala de preconceito, da luta contra a intolerância e pela igualdade entre todas as pessoas.

Leia mais clicando aqui.

Caio Blat e Mário Teixeira, o autor da novela, também comentaram, de acordo com matéria do Extra:

— Eu me sinto honrado e orgulhoso de estar contando essa história. É sinal de que a sociedade já está madura o suficiente para tratar de certos assuntos que até então eram considerados tabus. Estamos prontos para falar mais abertamente sobre homossexualidade na TV — afirma o ator Caio Blat.

Cena de Ricardo Pereira e Caio Blat em Liberdade, Liberdade

Cena de Ricardo Pereira e Caio Blat em Liberdade, Liberdade

Mário Teixeira, autor da novela, diz que, mesmo tratando-se de um assunto delicado, não impõe limites a seu texto.

— Eu não controlo nada, a escrita é absolutamente libertária. Conto a história como ela deve ser contada. Não vai haver sexo explícito, é óbvio, porque trata-se de televisão e porque sexo explícito é uma coisa de mau gosto. E, nesse caso, são dois galãs, duas estrelas da TV. É uma história que é levada da forma que tem que ser. Não com leveza, mas com verdade. Acho que as pessoas vão entender isso — afirma o autor, explicando que enxerga o relacionamento entre André e Tolentino como qualquer outro: — É um amor de um homem por outro, mas podia ser de um homem por uma mulher. Para mim, sinceramente, não tem diferença. Amor e desejo não têm sexo.

Leia também:
Precisamos falar da cena de amor linda entre Caio Blat e Ricardo Pereira na novela “Liberdade, Liberdade” [Papel Pop]
Primeira cena de sexo gay em uma novela bomba na audiência e nas redes [O Dia]
Cena de sexo gay é grito de liberdade ao Brasil da Idade Média [UOL Entretenimento]

A cena, dirigida por Vinícius Coimbra, recebeu vários elogios, segundo o Globo Online:

Maitê Proença, que interpreta Dionísia na trama, escreveu: “Parabéns, Caio Blat, Ricardo Pereira, Vinicius Coimbra e equipe. Encantaram!”.

Monica Iozzi exaltou os colegas: “Lindíssima cena em #LiberdadeLiberdade. Parabéns a Caio Blat, Ricardo Pereira e todos os envolvidos”.

Cena de Ricardo Pereira e Caio Blat em Liberdade, Liberdade

Cena de Ricardo Pereira e Caio Blat em Liberdade, Liberdade

A atriz Paula Braun, mulher de Mateus Solano, também aprovou: “Sutil, bonito, poético, amoroso. Eu espero que cenas de amor sejam cada dia mais comuns”.

O deputado Jean Wyllys comentou: “Parabéns, #LiberdadeLiberdade! Linda a sequência do amor entre André e Tolentino. Diálogo significativo! Dia histórico pra tevê Brasileira. Caio Blat e Ricardo Pereira deram um show de interpretação (coragem e verdade emprestadas aos personagens). E a direção foi delicada!”.

Na mesma matéria:

Ricardo Pereira assistiu à novela com o elenco e com amigos. Ele publicou uma imagem no Instagram ao lado da mulher, Francisa. Caio Blat, Maria Ribeiro, Mateus Solano, Vinícius Coimbra, Priscila Steinman e Paula Braun também estavam presentes. “Juntos sempre e hoje mais ainda para ver o capítulo!!!”.

Assista à cena no site oficial, clicando aqui.

O making of:
http://gshow.globo.com/Bastidores/noticia/2016/07/making…

~ por Tommy Beresford em julho, 13 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: