Cine Ideal: De cinema a boate gay, agora casa de eventos

De acordo com o Globo Online, o prédio do Cine Ideal, o único cinema na América do Sul a funcionar ao ar livre à noite, vai virar uma casa de eventos:

Entre casarões decadentes e (muitas) portas de comércio cerradas na Rua da Carioca, um conjunto de mais de cem anos com pintura nova e movimento intenso de operários parece remar contra a maré. O endereço, no número 62, virou até atração: pedestres e turistas a toda hora param na porta, espiam, perguntam “o que está acontecendo?”, e se espantam quando olham para o teto no interior do prédio, ocupado por uma enorme cúpula transparente, que, no passado, abria e fechava para o público do Cine Ideal. Ele foi o único cinema na América do Sul a funcionar ao ar livre à noite.

Foi essa estrela do velho cinema que fisgou, no ano passado, um grupo de empresários que procurava por aquelas bandas do Centro um local novo para investir. Na época, a cúpula estava sem os vidros, e uma lona azul tentava — em vão — proteger o prédio das chuvas. Essa cobertura foi projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel (sim, o mesmo da torre parisiense), o que deixou a turma boquiaberta. Em um ano, eles restauraram todo o espaço, que faz sua reestreia na cidade com festa e tapete vermelho na próxima quinta-feira. Agora, será a casa de eventos Maison Leffié (Eiffel ao contrário).

— Quando nos deparamos com o prédio, foi paixão à primeira vista. Olhei para a cúpula e fiquei imaginando tudo o que podia fazer naquele lugar. Fiquei alucinada — conta a arquiteta Rita de Cássia Silva, do time de nove sócios da Maison Leffié.

Até o começo do ano passado, o antigo cinema, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), era uma boate gay, com paredes vermelhas e espelhos. Na reforma, o ambiente foi pintado em um tom areia e recebeu elementos decorativos de inspiração art nouveau, estilo predominante no endereço. Dois lustres de cristal, de um metro e meio cada, dão um ar clássico ao local.

Leia mais clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em novembro, 22 2015.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: