Edyr de Castro enfrentando o Mal de Alzheimer

Uma reportagem do site do jornal Extra conta que Edyr de Castro, atriz, cantora e integrante das Frenéticas [*], grupo que virou febre no Brasil nas décadas de 70 e 80, trocou em 2011 a casa própria que morava com a mãe, em Jacarepaguá, por um lar ao lado dos amigos no Retiro dos Artistas, por conta do Mal de Alzheimer:

Por três anos, fez a alegria do asilo se apresentando em festas por lá.

A rotina animada da cantora, atriz e bailarina foi interrompida no ano passado, quando Edyr foi diagnosticada com o grau mais alto de Mal de Alzheimer. “Sou feliz aqui. Estou em paz comigo mesma”, sussurra a artista, de 68 anos.

Edyr de Castro

Edyr de Castro

Com dificuldades na fala e nos movimentos, ela caminha até a porta da sua casa com a ajuda de uma cuidadora e ao lado da cadela Lyndha Lô, que está com ela há 13 anos. “De volta às origens. Olha a pose”, repete, três vezes, baixinho, enquanto posa.

Leia a matéria completa e veja mais fotos clicando aqui.

Visita da Rede E-Solidário ao Retiro dos Artistas:

[*] Update 19.03.2015 – Abaixo vai a carta das Frenéticas após a matéria:

Resposta assinada por nós (Frenéticas), sobre a matéria de ontem do jornal Extra (postada no meu perfil) , sobre nossa querida colega e amiga de vida, Edyr Duqui, que vive hoje no Retiro dos Artistas.
Frase escrita ontem pela frenética Regina Chaves, durante a troca de e-mails entre o grupo:
“Se todas as profissões tivessem um Retiro como nós artistas temos, talvez não existissem idosos desamparados nesse país.”
Retratos da Vida,
Ficamos estarrecidas quando nos deparamos com a foto da nossa amiga Edyr de Castro, (ex FRENÉTICA) na primeira folha deste jornal, até porque antes dela adoecer nunca contou com tanto espaço nas folhas para divulgação de seu trabalho.
Mais estarrecidas ficamos, ao ler que Edir só mantinha comunicação com as amigas EX FRENÉTICAS por WHATS APP. O jornalista Leonardo Ferreira não entrou em contato com nenhuma de nós, muito menos com a administradora do Retiro, Cida Cabral, que acompanha o processo desde o início, caso contrário ele saberia que Edyr está muito bem instalada no Retiro dos Artistas, graças a Stephan Nercessian que prontamente atendeu o pedido de Sandra Pêra e Regina Chaves, sendo esta a responsável pela reforma da casa, enquanto as outras frenéticas (Sandra Pêra , Lidoka Martuscelli, Leiloca Neves e Dhu Moraes )deram o enxoval completo, além de colaboracões fraternas de Ney Latorraca, Marília Pêra, Elizângela, Cláudio Tovar, Lucinha Lins, as cantoras Simone e Rosa Maria, dentre outros.
Ou seja, Edir continua a ter a qualidade de vida que sempre teve. Desde 2011 preservamos a imagem da nossa amada Edyr, agora mais vulnerável por conta do quadro clínico e da medicação. Mas já que o jornalista está tão preocupado com ela sugerimos que ele então contribua mensalmente com o Retiro dos Artistas, ou lance uma grande campanha na sua coluna, de preferência maior do que a matéria veiculada hoje, 17/3/2015 no jornal EXTRA.
O Retiro dos Artistas é um estabelecimento da maior competência e qualidade que se sustenta única e exclusivamente graças a doações, como a da atriz Lucélia Santos que, incansavelmente, cria eventos para arrecadar recursos em prol do bem estar dos nossos colegas que lá estão.
Dhu Moraes
Leiloca
Lidoka
Regina Chaves
Sandra Pera

~ por Tommy Beresford em março, 17 2015.

Uma resposta to “Edyr de Castro enfrentando o Mal de Alzheimer”

  1. É triste saber de alguém que encontra-se doente, mas, principalmente uma pessoa a quem admiramos e que tantas alegrias nos deu.
    Eu Conheci a Edir, em um teste para a novela Chica da Silva, na extinta Rede Manchete mantivemos contato até 1999, de lá para cá, perdi o contato com ela. Soube recentemente por um amigo, que a querida Edir, está morando no Retiro dos Artistas. Quero revê-la.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: