RJ: Festival Brasileiro de Cinema Universitário 2014

Entre os dias 10 e 19 de novembro de 2014, acontece a 18ª edição do Festival Brasileiro de Cinema Universitário – FBCU – comemorando o retorno à UFF após nove anos de ausência e a maioridade do festival que é o mais importante evento do país dedicado à produção audiovisual gerada no ambiente das universidades e escolas do Brasil e do mundo:

Serão exibidos 146 filmes de 25 países. A maratona de cinema acontece no Cine Arte UFF, Sala Multimeios da UFF e no Cine Joia com entrada gratuita e os filmes da Mostra Competitiva Nacional são seguidos de debates com seus realizadores e jurados. O FBCU conta com recursos da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, do Centro de Artes UFF e tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura. Os organizadores do evento – Associação Cultural de Cinema Universitário – que existe desde 1995, calculam atrair cerca de 2 mil pessoas nesta edição.

Na abertura, no dia 10 de novembro, às 20h no Cine Arte UFF, será exibido o longa “A Bruta Flor do Querer”, ganhador do Festival de Gramado 2013, dirigido pela dupla Andradina Azevedo e Dida Andrade, ex-alunos de cinema e antigos frequentadores do FBCU.

Com curadoria de Guilherme Tristão, Flavia Candida, Aleques Eiterer e Eduardo Cerveira, todos graduados pela UFF, oFBCU tem como meta criar um espaço para exibição dos filmes universitários, promover a integração das escolas de cinema, com encontros e debates entre alunos, ex-alunos, professores e profissionais de cinema. “O festival, ao longo de suas edições, tem se consagrado como primeiro ponto de exibição de profissionais do cinema que se destacam no cenário do cinema nacional”  comenta Guilherme Tristão, curador e produtor do FBCU desde seu início, em 95.

Serão exibidas 146 produções entre curtas e longas (10 longas e 136 curtas) divididos em mostras Competitivas Nacional e Internacional; Panorama Carioca (filmes das escolas de cinema do Rio de Janeiro seguido de bate-papo com diretores), Panorama Nacional (curtas das escolas brasileiras que “quase entraram” na Competição), Primeiros Longas de Ex-Alunos e a Mostra Homenagem Ricardo Miranda (homenagem a um profissional ligado ao Ensino de Cinema).

Festival Brasileiro de Cinema Universitário 2014
De 10 a 19 de novembro de 2014
ENTRADA: gratuita em todos os locais
HORÁRIOS: Consultar programação
CLASSIFICAÇÃO: Consultar programação

LOCAIS:

Cine Arte UFF
Rua Miguel de Frias, 9 – Centro de Artes – Reitoria da UFF – Icaraí – Niterói – tel: (21) 3674.7514/5
Lotação – 280 lugares
Acessibilidade – Sim

Sala Multimeios – Instituto de Arte e Comunicação Social  (IACS) da UFF
Rua Lara vilela, 126 – Ingá – Niterói – tel: (21) 2629.9783
Lotação – 60 lugares
Acessibilidade – Não

Cine Joia
Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 680 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ – tel (21) 2236.5671
Lotação – 87 lugares
Acessibilidade – Sim

Mais informações
– pelo site: www.fbcu.com.br
– pelo Facebook: www.facebook.com/festival.brasileiro.cinema.universitario

~ por Tommy Beresford em outubro, 31 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: