Hugo Denizart (1946-2014)

Hugo Denizart

Hugo Denizart

De acordo com o Globo Online, morreu aos 67 anos, na madrugada desta quinta-feira, o fotógrafo, psicanalista, documentarista e escritor Hugo Denizart, vítima de complicações de um câncer:

Ao longo das décadas de 1970, 80 e 90, ele estudou principalmente o comportamento humano e grupos marginalizados através de obras de fotografia e documentários. Entre elas, estão o filme sobre Arthur Bispo do Rosário “O prisioneiro da passagem”, de 1982, que popularizou a obra do artista. Em 2012, sediou no MAM a exposição “Estado de concentração – A violência muda”.

Psicanalista por formação, Denizart começou seu trabalho profissional como repórter fotográfico no Jornal do Brasil, onde ficou entre 1971 e 1973. No mesmo tempo, começou a clicar cenários e personagens marginalizados na sociedade do Rio de Janeiro. Em filmes e fotografias, registra entre 1974 e 1975 a vida de pescadores desalojados por enchentes. Dentre seus ensaios mais notáveis, estão peças sobre a prostituição na Vila Mimosa, entre as décadas de 70 e 80, e a Cidade de Deus, em 1978.

Denizart lecionou também cadeiras de fotografia e psicologia no Centro Unificado Profissional, entre 1976 e 1980. No início da década de 1980, aventurou-se como documentarista em “Líderes de quadrilha” (1980). “O prisioneiro da passagem”, sobre Arthur Bispo do Rosário — inspirado em um ensaio sobre a colônia psiquiátrica Juliano Moreira, onde o descobriu —, chamou a atenção da cena cultural para o artista. “Região dos desejos” (1983) também explora o ambiente e os pacientes do local.

Leia mais clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em outubro, 30 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: