Cinemas de rua: Os poucos que ainda restam no Rio

Uma matéria no Globo Online de 07.08.2014 fala sobre os cinemas de rua do Rio, que já foram quase 200 em décadas anteriores e agora somam apenas 35 salas, correndo o risco, como visto recentemente, de serem fechados totalmente:

Foram muitas últimas sessões para um público cada vez menor. A crise do Grupo Estação e do Cine Leblon é reflexo do que acontece com as salas de rua há pelo menos quatro décadas. Atualmente, na cidade do Rio há 44 cinemas. Desse total, 16 (com 35 salas) estão na rua, como o Estação Botafogo e o Cine Leblon. O restante se encontra em shoppings, com 28 cinemas e 159 salas.

O pequeno número de espaços nas ruas contrasta com o da década de 1960, quando havia 198 cinemas na capital. Além disso, 62 deles comportavam plateias superiores a mil lugares. Um exemplo era o Cinema Olinda, aberto em 1940, na Praça Saens Peña, na Tijuca, que acomodava até 3.158 espectadores. No local, funciona hoje o Shopping 45. O bairro, aliás, espelha bem o que aconteceu na cidade. Em meados do século passado, a Tijuca chegou a ter 16 cinemas de rua. Atualmente, não há nenhum, apenas em shopping (seis salas).

— O processo de decadência dos cinemas no Rio começou na década de 1970, com a popularização da televisão e, mais tarde, dos filmes em VHS. Hoje, existem também a internet e o serviço de assinatura Netflix, que tiraram muita gente das salas de exibição. É uma tendência irreversível. Outro problema também foi a especulação imobiliária em torno dos espaços dos cinemas, privilegiados por serem de grande porte. A maior parte se transformou em igrejas (como foi o caso do Carioca, na Tijuca), estacionamentos e outros tipos de estabelecimentos — diz o vice-presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Gallego.

Leia mais clicando aqui.

Veja outros cinemas antigos do Rio de Janeiro e arredores clicando aqui:

https://cinemagia.wordpress.com/?s=[Cinemas+Antigos]

~ por Tommy Beresford em agosto, 11 2014.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: