Flavio José Del Carlo (1956-2013)

Flavio José Del Carlo

Flavio José Del Carlo

Morreu em 03 de julho de 2013, em razão de um câncer, aos 57 anos, o cineasta paulista Flavio José Del Carlo:

Formado em cinema pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), recebeu diversos prêmios pelas suas criações. Entre eles, destaque para o de melhor animação no Festival de Havana, em 1993, por Squich!. Em Gramado, ganhou melhor filme por Pauliceia, em 1978, e melhor curta-metragem por Tzubra Tzuma, em 1983.

Um dos trabalhos mais marcantes da carreira do cineasta foi a vinheta de abertura da série Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. Depois, realizou a abertura e esquetes do programa Castelo Rá-Tim-Bum. Na mesma emissora, criou e dirigiu a abertura e todas as vinhetas do infantil Glub-Glub.Flavio deixa os filhos Bruna e Lucca. O corpo foi cremado no Crematório da Vila Alpina, em São Paulo.

A nota foi encontrada aqui.

Na Folha de São Paulo:

Flavio sempre foi desenhista, como lembra seu pai, Thiers, administrador. Nos anos 80, manteve na “Ilustrada”, desta Folha, a tirinha Alfredinho Canibal, em parceria com Ignatz (Inácio Zatz).

Também trabalhou como cenógrafo e dirigiu comerciais, mas foi com seus desenhos animados que ganhou prêmios, como o de melhor curta no Festival de Gramado, com o psicodélico “Tzubra Tzuma” (83).

Foi precursor no uso da animação misturada a personagens reais, como fez em “Squich!” (92). Seus trabalhos podem ser vistos na internet.

O cineasta, que lecionou na Faap, é descrito como brincalhão e culto. “Nada abalava seu bom humor”, conta o amigo Dagomir Marquezi, com quem tocou uma revista alternativa.

Era chamado de Flavinho, por ser baixinho e miúdo, segundo o pai. A irmã, Maria Paola, 55, a primeira portadora de down no Brasil a se aposentar após 30 anos de serviço e que o considerava como ídolo, chamava-o de “hermano”.

Leia mais aqui.

~ por Tommy Beresford em julho, 09 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: