[Cineclube DVD] Semana de 29.06 a 05.07.2013 – Um Dia Muito Especial

Olá, pessoal!

Vivemos tempos de contestações e manifestações, que levam milhões de brasileiros às ruas. Manifestações pacíficas em que todos vão para expor seus recados contra a corrupção e a falta de vergonha que impera neste governo atualmente. O clamor das ruas fez com que se acreditasse que muitas coisas, daqui pra frente, podem e devem ser mudadas para melhor. Saímos daquele torpor de que merecíamos políticos de quinta categoria, pois agíamos como se fôssemos um povo de quinta também. Os gritos nas ruas provam que estão errados. Estamos de olhos bem abertos.

O Cineclube DVD desta semana traz um clássico do cinema italiano, ambientado em 1938: UM DIA MUITO ESPECIAL (“Una Giornata Particolare”), realizado em 1977 pelo mestre Ettore Scola (1931).

O Cineclube presta esta homenagem contra atos, nada civilizados, de um tal Marco Feliciano, que preside atualmente (imaginem) a Comissão dos Direitos das Minorias da Câmara dos Deputados. Um país surreal, sem dúvidas.

No filme os tempos eram outros, os anos 30, século XX. Estamos na segunda década dos anos 2000, século XXI. Parece que o preconceito não mudou muito. A homofobia parece que regula o comportamento das pessoas. Coisas que não devemos tolerar. O caminho para a Paz é o Respeito.

“Um Dia Muito Especial” é um filme bastante inocente, pois trata, basicamente, da solidão das pessoas:

_a special day

Durante uma comemoração, para selar a união política entre Mussolini e Hitler que levaria, no ano seguinte, o mundo à 2a. Grande Guerra Mundial, dois personagens se encontram por acaso, Antoniette (Sophia Loren) e Gabriele (Marcello Mastroianni). Antoniette é uma dona de casa, casada (e infeliz) com um marido machista e fascista. Gabrielle é seu vizinho, homossexual e radialista recém demitido. Neste clima, os dois descobrem uma relação intensa e especial enquanto rola a tal manifestação a favor de Mussolini. Quis o destino que, naquele dia, coisas tão caras, como o sentimento fossem debatidas entre os dois tornando, para eles, um dia para nunca mais ser esquecido.

Foi um filme bastante premiado:

– David di Donatello de melhor filme e de melhor atriz (Sophia Loren)

– César de Melhor Filme Estrangeiro

– Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro

Recebeu indicações ao Oscar de Melhor Ator (Marcello Mastroianni e Oscar de Melhor filme estrangeiro.

Um filme para ser visto com muito carinho.

Vídeo no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=Unnh0mH4V9A

Neste clima (atual), em que tudo parece estar virando de cabeça para baixo, é nosso dever sacudir o que está errado. Quem sabe possamos fazer um dia, um Brasil especial.

Boa diversão!
Al Hitch

~ por Al Hitch em junho, 29 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: