Sarita Montiel (1928-2013)

Sarita Montiel

Sarita Montiel

Sarita Montiel, grande dama espanhola da música e do cinema, morreu na madrugada de 08.04.2013 em Madri, aos 85 anos:

“A mulher que encantou o mundo, em 1958, no filme “La Violetera”, foi a primeira atriz espanhola a fazer sucesso em Hollywood”, lembra a jornalista Anna Ramalho (leia mais aqui).

No IMDB:
http://www.imdb.com/name/nm0600060/bio

Sarita (também Sara) Montiel era nome artístico de María Antonia Alejandra Vicenta Elpidia Isidora Abad Fernández, nascida em Campo de Criptana, província de Montiel, Ciudad Real, Espanha, em 10 de março de 1928. No Wikipedia:

Sarita Montiel

Sarita Montiel

Seu primeiro filme foi “Te quiero para mi” aparecendo como atriz coadjuvante no elenco, fazendo María Alejandra, mas foi a partir de “Empezó em boda” onde ela usaria o nome artístico de Sara Montiel. Seu papel de primeira importância foi em “Locura de amor”, a que se seguiu “La mies es mucha”, “Pequeñeces” e “El capitán veneno”. Sua grande beleza e talento permitiram que ela conseguisse grandes sucessos, mas o cinema espanhol da época era muito pequeno para uma estrela como Sara Montiel, que foi tentar a sorte fora de seu país, no México e nos Estados Unidos, onde chegou a trabalhar em Hollywood. Faleceu em Madri, em 08 de abril de 2013.

Leia mais clicando aqui.

sarita-montiel-212x300

Sarita Montiel, por Luiz Carlos Rodrigues Abbdo:

“O primeiro encanto da estrela espanhola Sarita Montiel, antes de atingir os píncaros da glória na esfera contagiante de Hollywood foi, sem nenhum exagero, no filme “Vera Cruz” (1954), do diretor Robert Aldrich, aonde retrata a violenta e sangrenta guerra civil de 1865, no México. No elenco ainda desponta nada mais nada menos de dois dos grandes ícones do cinema: Gary Cooper e Burt Lancaster.

Com o passar do tempo porém, já suficientemente madura, Sarita Montiel encontra pela frente bons diretores, e recebe de cada um deles as melhores oportunidades no cinema, demonstrando com isso sempre ascender ainda mais os degraus da fama e do sucesso. Até chegar, com muito brilhantismo, no papel principal do filme “La Violetera” (1958), do diretor Luis Cesar Amadori, arrancando da crítica especializada muitos aplausos não apenas pela sua performance no filme, como também pela sua incontestável beleza!

Leia mais clicando aqui.

Sarita Montiel

Sarita Montiel

No Estadão:

Atriz, cantora, estrela, Sarita virou um fenômeno de bilheterias – na Espanha e no mundo. No Brasil, onde seus filmes eram distribuídos por uma empresa chamada Condor, o público fazia extensas filas para espantar a ave do logo da empresa no escurinho do cinema, e sofrer com a heroína, porque eram melodramas descabelados. Embora fosse a ,maior, Sarita não era um fenômeno isolado e o público também prestigiava o cantante Pablito Calvo e uma estrelinha tão loira que se chamava Marisol. Em dupla com galãs como Raf Vallone e Maurice Ronet, Sarita continuou alinhando sucessos – Carmen de Ronda, sobre a femme fatale de Prospér Merimée e da ópera de Georges Bizet, “O Último Tango”.

Em 1975, aos 46 anos, Sarita abandonou o cinema para se consagrar somente à música. Fez shows em todo o mundo, incluindo o Brasil (e São Paulo). Nunca deixou de cantar seu hit. “Llevello ese ramito/que no vale más que un real’ – e oferecia seus ramos de violetas. Elas viraram um símbolo. A cor, o perfume.

Sarita Montiel

Sarita Montiel

Sarita engordou (não tanto quanto Elizabeth Taylor), perdeu a forma (um pouco), mas nunca deixou de ser a ’estrela’. Em 2004, finalmente, ocorreu o encontro que os tietes esperavam, e Sarita fez com Pedro Almodóvar Má Educação.

Leia o texto completo clicando aqui.

Leia o post de Al Hitch sobre “Má Educação”, última aparição de Sarita Montiel nos cinemas mundiais:
[Cineclube DVD] Semana de 20 a 26.10.2010 – Má Educação

~ por Tommy Beresford em abril, 08 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: