[Cineclube DVD] Semana de 23 a 29.03.2013 – Incêndios

Olá, pessoal!

Semana bastante agitada pelo mundo afora. Com a eleição do novo Papa, pelo Vaticano, esperamos que alguma coisa possa mudar para melhor na relação da Igreja com o seu rebanho. Que os preconceitos e a intolerância, que ainda pairam sobre a humanidade, passem por um processo de declínio e que todos possam viver melhor respeitando os limites do outro.

Parece que alguns políticos, líderes, etc, aqui no Brasil e também em muitos lugares do mundo, ainda teimam em querer manter sobre a população o cabresto de suas ideias, esquecendo que cada um é senhor de si e responsável pelos seus atos.

Com a introdução acima, o Cineclube DVD presta um pouco de serviço, desejando a todos muita paz.

Aproveitando a semana santa e o momento de reflexão, o Cineclube DVD traz um grande filme, que passou recentemente entre nós e que pode ser encontrado nas lojas e locadoras: INCÊNDIOS (“Incendies”), do diretor Denis Villeneuve (nascido em 1967).

Essa produção canadense, de 2010, foi indicada ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2011 e considerado pelo jornal The New York Times como um dos 10 melhores filmes de 2011.

O filme é baseado numa peça do libanês Wajdi Mouawad e tem como tema assuntos espinhosos como guerra, intolerância religiosa, estupro e genocídio. Coisas polêmicas de abordar, principalmente na região em que se passa a história: no barril de pólvora que é o Oriente Médio.

Villeneuve, com ajuda de Mouawad, fez um roteiro situando os personagens em um lugar fictício para ser mais fiel à realidade local. Filmado no Canada e Jordânia, a ação, teoricamente, se situa numa região entre o Líbano, Israel e Síria. As cidades citadas no filme não existem, mas a cultura árabe e os fatos dos conflitos entre muçulmanos e católicos estão mais próximos do que ocorreu recentemente no Líbano.

O filme levou cinco anos para ser concluído e parece que valeu a pena.

Um casal de irmãos gêmeos recebe a notícia do testamento da mãe. Ela, Newal, tinha um passado misterioso como imigrante no Canadá. Ficam sabendo, através do testamento, que tinham um pai e um irmão, e que devem entregar nas mão de cada um cartas deixadas pela mãe como último desejo. No testamento, a mãe pede que seja enterrada nua e de costas e que não haja qualquer lápide em seu túmulo. Apenas após a entrega das cartas os irmãos receberão um envelope endereçado a eles com as ultimas instruções sobre o túmulo da mãe. O incêndio de uma jornada em busca do passado da mãe, que os leva até a Palestina.

Video no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=DFsgpuu4Lew

Um filme denso e pertubardor com imagens nada fáceis de serem assistidas e que nos faz refletir no mundo em que vivemos e na sociedade que nos rodeia.

A tal da política…

Fiquem com as dicas!
Boa diversão.
Al Hitch

~ por Al Hitch em março, 23 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: