[Cineclube DVD] Semana de 03 a 09.11.2012 – Longe do Paraíso

Olá, pessoal!

Essa semana o Cineclube DVD coloca em destaque um filme que muitos poucos viram no cinema ou em DVD. Lançado em 2003, LONGE DO PARAÍSO (Far From Heaven), dirigido pelo americano Todd Haynes (1961), faz uma homenagem a alguns clássicos do cinema americano como “Tudo o Que o Céu Permite” (All that Heaven Allows) e “Imitação da Vida” (Imitation of Life), do diretor Douglas Sirk. O que ele deseja mostrar nesse filme é o preconceito. Baseando-se nesses dois clássicos, Haynes faz um estudo de como se movia a vida das pessoas, nos anos 50, nas pequenas comunidades americanas.

Segundo o guia de filmes “Tudo”, “Haynes é conhecido por fazer filmes provocativos que subvertem a estrutura narrativa e ressoa um certo erotismo, transgressor e complexo”. Ele é conhecido por fazer filmes com temáticas gay apesar de não sê-lo. Sendo assim, cria obras que exploram e redefinem a cultura gay da America e de outras culturas. Tudo isso pode ser visto nos seus trabalhos: “Superstar: The Karen Carpenter History”, “Veneno”, “Velvet Goldmine, “Seguro”, “Longe do Paraíso” e “Não estou Lá”.

Seus protagonistas, invariavelmente, são pessoas de fora que vão na contramão das normas da sociedade local. Descreve esses preconceitos dentro de uma sociedade conservadora, principalmente quanto a identidade sexual, ou sobre aquilo que não está de acordo com as normas aceitas, etc. Por isso ele já retratatou personagens poucos convencionais (como Karen Carpenter, David Bowie e Bob Dylan) dentro de sua filmografia.

“Longe do Paraíso” recebeu ótimas críticas e foi indicado a quatro estatuetas do Oscar: Melhor Atriz, Roteiro Original, Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia. No Festival de Veneza, em 2002, Julianne Moore ganhou o premio de Melhor Atriz.

Nos anos 50, uma mulher leva a vida divida entre seu casamento, filhos e eventos sociais até descobrir um segredo sobre o seu marido que colocará em xeque todas as suas certezas.

No elenco Julianne Moore, Dennis Quaid, Dennis Haysbert, Patricia Clarkson, entre outros.

Vídeo no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=bYw6xdhZjfs

Um ótimo filme para refletir.
Fiquem com as dicas!
Boa diversão.
Al Hitch

~ por Al Hitch em novembro, 03 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: