[Cineclube DVD] Semana de 13 a 19.10.2012 – Amargo Regresso

Olá, pessoal!

O Cineclube DVD desta semana traz um dos filmes mais aclamados da década de 70: “Amargo Regresso” (Coming Home).

Oscar de melhor atriz (Jane Fonda), melhor ator (Jon Voight), e roteiro original, o filme abocanhou também o premio de Melhor Ator no Festival de Cannes. Este drama, realizado em 1978 pelo diretor Hal Ashby, já se tornou um grande clássico, mas a história, baseada num romance do escritor George Davis, permanece atual, principalmente pelo tema abordado: a guerra. Na época a guerra era a do Vietnã, mas, no fundo, como acompanhamos ao longa da história, as guerras continuam as mesmas, fazendo as mesmas vítimas e trazendo muita desolação e dor. Pena que o ser humano ainda não conseguiu compreender a inutilidade de se matarem por disputas idealistas e preconceituosas. Hoje isso mudou de nome, agora chamam de “terror”.

O filme mostra, de maneira crua, os efeitos que uma guerra causa aos “heróis” que estão retornando aos seus lares depois da baixa. A maioria vítimas com transtornos psicológicos e mutilados. A barra pesa.

Em 1989, o diretor Oliver Stone dirigiu um outro clássico do gênero, “Nascido em 4 de Julho”, que mostra um soldado que volta da guerra paraplégico. Ele então começa questionar a posição dos EUA na guerra do Vietnã, tornando-se um grande ativista que luta pelos direitos dos deficientes físicos. Um grande desempenho do ator Tom Cruise, que foi indicado ao Oscar de Melhor Ator.

Jon Voight

Jon Voight

Amargo Regresso é um clássico pacifista.

Sally (Jane Fonda) é mulher de um oficial da Marinha Americana, Bob (Bruce Dern), que embarca para a guerra do Vietnã, em 1968. Querendo ser útil, ela vai trabalhar num hospital de veteranos. Lá ela conhece Luke (Jon Voight), um ex-soldado que ficou paraplégico na guerra. Os dois se apaixonam, mas precisarão lidar com esses acontecimentos quando seu marido retornar do Vietnã. Nem sempre é fácil lidar com sentimentos quando uma guerra brutal e distante muda as suas vidas para sempre.

Hal Ashby, o diretor (“Muito Alem do Jardim”,” Ensina-me a Viver”), soube realizar com muita sensibilidade um drama humanista e emblemático. Um retrato da guerra, de todas as guerras.

Originalmente o papel de Luke foi oferecido a Sylvester Stallone. O DVD está saindo com vídeos extras e o making of.

Um grande filme para refletir.

Vídeo no Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=PC-rouD0SSU

Fiquem com as dicas!
Boa diversão.
Al Hitch

~ por Al Hitch em outubro, 13 2012.

Uma resposta to “[Cineclube DVD] Semana de 13 a 19.10.2012 – Amargo Regresso”

  1. Pra mim, uma das melhores cenas de sexo da história do cinema está em Amargo Regresso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: