Goiânia Mostra Curtas 2012

A décima segunda edição da Goiânia Mostra Curtas reúne 86 filmes e vídeos de curta-metragem produzidos em 15 estados, de um universo de 845 produções inscritas:

Entre os selecionados, predominam os filmes de ficção (56), seguidos dos documentários (19), animações (oito) e experimentais (três). A lista de filmes escolhidos já está disponível no site ]

www.goianiamostracurtas.com.br

link Filmes. A 12ª Goiânia Mostra Curtas é realizada pelo Instituto de Cultura e Meio Ambiente (Icumam) e está programada de 2 a 7 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia-GO. O projeto conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet, e Sesi – Conselho Nacional; e apoio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Sebrae Goiás e Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Goiás. O Icumam informa que continua buscando parceiros para a realização do projeto, para que se alcance um orçamento compatível com a magnitude do evento.

A Curta Mostra Brasil traz 45 produções. Nesta categoria, o estado de São Paulo entra com 13 produções e o Rio de Janeiro, com seis. Destaque também para o número de curtas produzidos em Minas Gerais, cinco ao todo, e na Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Sul, sendo três os representantes de cada estado. A curadoria da Curta Mostra Brasil é de Maria Abdalla, diretora geral da 12ª Goiânia Mostra Curtas e presidente do Icumam.

A produção audiovisual realizada fora das capitais ganha espaço na Curta Mostra Municípios, com a curadoria de Marcelo Ribeiro. Onze filmes foram selecionados para a mostra que contempla nove estados e valoriza curtas que encontram alternativas para lidar com a falta de recursos. O mesmo acontece na Curta Mostra Goiás, espaço para a veiculação de curtas-metragens goianos, cuja produção encontra-se em franco crescimento. A curadoria da Curta Mostra Goiás é de Rodrigo Cássio, que classificou 14 produções para esta mostra competitiva, duas delas tendo sido classificadas para a Curta Mostra Brasil. Os curtas selecionados para a Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios e Curta Mostra Brasil concorrem a prêmios de incentivo à produção concedidos por empresas da indústria cinematográfica que apoiam o festival.

O festival também programa a 11ª Mostrinha, dedicada à formação de público infantil para o cinema nacional, com seis curtas-metragens e curadoria do professor André Barcelos; além da Curta Mostra Cinema nos Bairros, mostra itinerante que leva seis filmes para três bairros da capital goiana. Durante os seis dias de festival, o público é convidado a assistir ainda à Curta Mostra Especial – Mulheres na Direção: a personalidade feminina nas imagens do Brasil atual (curadoria de Francisco Cesar Filho e Moema Müller, 14 curtas), tema que perpassa oficinas, debate e homenagens.

Até 17 de setembro de 2012, o festival realiza inscrições para oficinas, seminário palestra e Encontro Ancine, pelo site

www.goianiamostracurtas.com.br

São oferecidas gratuitamente A 12ª Goiânia Mostra Curtas abre, no dia 21 de agosto (terça-feira), inscrições para quatro oficinas, um seminário, uma palestra e para o Encontro Ancine. São oferecidas gratuitamente as oficinas O documentário sob o risco do curta-metragem, com a professora e pesquisadora Patricia Rebello; Direção – do roteiro à pós-produção, com a cineasta Juliana Rojas; Formatação de projetos e produção executiva, com o produtor Helio Pitanga; e Criação de Vídeo-poemas, com o arte-educador Igor Amin e a educadora física Bruna Carvalho. Também são oferecidos o seminário Pós-produção na Era Digital, com o produtor e professor José Augusto de Blasiis; a palestra Vivências de escritor e roteirista profissional, com o roteirista, dramaturgo e escritor Fernando Bonassi; e o Encontro Ancine: Audiovisual – novas perspectivas para a produção regional, com o diretor-presidente da agência, Manoel Rangel. As vagas serão distribuídas, preferencialmente, entre os candidatos residentes no Estado de Goiás, onde se realiza o festival.

Informações:
(62) 3218-3779 e 3086-3779 / producaogmc@icumam.com.br

~ por Tommy Beresford em agosto, 29 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: