[Cineclube DVD] Semana de 24 a 30.03.2012 – Os Cafajestes

Olá, pessoal!

Esta semana vamos focar o cinema nacional: afinal, os cineastas brasileiros também produzem filmes de qualidade, e muitos são cultuados internacionalmente. Sem querer falar sobre os medalhões, que receberam vários prêmios pelos festivais internacionais e locais, vamos apenas lembrar aquele que, por algum motivo, rompeu com a estética e foi capaz de transgredir o falso moralismo e a hipocrisia de uma época. Estamos falando dos “Os Cafajestes”, filme realizado em 1962, completando cinquenta anos neste ano de 2012.

Dirigido por Rui Guerra (“Os Fuzis”, “Os Deuses e os Mortos”, “Erendira”, “A Opera do Malandro”, “Kuarup”, entre outros), o filme tem no elenco as participações de Jece Valadão, Norma Benguell e Daniel Filho e causou um tremendo escândalo: em quatro minutos de travelling frenético, a personagem de Norma Benguell, Leda, girava completamente nua numa praia deserta de Cabo Frio. Foi um estouro de público logo no início do lançamento e, quatro dias depois, a censura retirou o filme de cartaz. Polêmica aberta, o filme só retornou depois de muita campanha através da imprensa e foi um fenômeno de bilheteria, usando um diálogo forte e caracteristico dos tipos que povoavam Copacabana dos anos 60, um mundo de vícios e drogas numa versão pra lá de modernosa para os costumes da época.

Dois amigos, Jandir (Jece Valadão) e Vavá (Daniel Filho), um deles rico e mimado, resolvem armar para cima de um tio rico: planejam tirar fotos comprometedoras do tio com uma mulher. O objetivo é armar uma chantagem e tirar bastante dinheiro do velho.

A cena polêmica

A cena polêmica

O filme chocou as plateias mais conservadoras, era uma coisa nova para o cinema brasileiro. O filme foi bastante elogiado pelas excelentes interpretações e a técnica usada na feitura do mesmo. Tinha clima, densidade e bastante agressividade. Segundo Gláuber Rocha ” um cinema em bossa-nova”.

Atenção, internautas. O filme, inédito em DVD, estará disponível na internet e poderá ser visto gratuitamente, durante 50 dias [desde 24.03.2012], no endereço abaixo:

http://www.jecevaladao.com

Há também uma matéria publicada no jornal O Globo em 23.03.2012 que pode ser lida neste link:

http://oglobo.globo.com/cultura/os-cafajestes-faz-50-anos-volta-ao-circuito-4386937

Por último, vale lembrar que o filme foi indicado ao Urso de Ouro do Festival de Berlim em 1962. Para apreciar um bom momento do cinema brasileiro.

Video no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=cAf9F1b9nHg

Fiquem com as dicas!
Boa diversão.
Al Hitch

~ por Al Hitch em março, 24 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: