[Cineclube DVD] Semana de 10 a 16.03.2012 – O Mensageiro

Olá, pessoal!

Sou fã do cinema produzido nos anos 70. A década foi bastante inovadora em todos os segmentos artísticos. Houve uma renovação nas artes e tudo isso contribuiu para que a criatividade e a ousadia florescessem naqueles que passavam por aquele momento mágico. Foram muitas coisas que despontaram no cenário da música, teatro e cinema. Quem olhar para esse tempo verá o quanto foi proveitoso e tudo isso serve de inspiração para todos aqueles que fazem arte na atualidade. Esta é apenas a minha modesta opinião.

Nesta semana o Cineclube DVD rende homenagem ao cineasta Joseph Losey (1909-1984), diretor norte-americano que consolidou a sua carreira na Inglaterra. Da sua vasta cinematografia (“Don Giovanni”, “A Inglesa Romântica”, “Galileo”, “A Casa das Bonecas”, “O Assassinato de Trotsky”, “O Acidente”, “O Criado”, entre outros), destaco O MENSAGEIRO (“The Go-Between”), produção de 1970. Este filme, entre inúmeros prêmios, foi o vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1971, e é uma adaptação do romance de L.P. Hartley com roteiro do genial dramaturgo Harold Pinter.

Com um elenco de peso onde se destacam Julie Christie, Alan Bates, Margaret Leighnton, Michael Redgrave, Edward Fox, entre outros, o filme é, essencialmente, britânico na forma.

Quando adulto, Leo (Redgrave) relembra alguns fatos da sua infância: quando garoto, fez papel de “pombo correio”, ou seja, intermediava cartas de amor entre uma rica aristocrata, Marian (Christie) e um fazendeiro rude, Ted (Bates), numa conservadora Inglaterra, interiorana, do sec XIX.

O filme é muito bonito e sensível. Losey valorizou o roteiro de Pinter imprimindo uma atmosfera romântica que a bela fotografia soube captar.

O filme também foi indicado, em 1972, ao Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Destaque também para a bela música, conduzida pelo mestre Michel Legrand.

Vídeo no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=VH4KWS4CYkA

Fiquem com as dicas!
Boa diversão.
Al Hitch

~ por Al Hitch em março, 10 2012.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: