Georgia Gomide (1937-2011)

Georgia Gomide

Georgia Gomide

Segundo o Globo Online, morreu na madrugada deste sábado [29.01.2011], aos 73 anos, a atriz Georgia Gomide:

Ela estava internada no Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, desde segunda-feira, e foi vítima de uma infecção generalizada. O enterro está previsto para o fim da tarde, no Cemitério da Consolação, na capital paulista. (Veja fotos de personagens da atriz)

Georgia carrega em seu currículo a atuação em 40 novelas, além de filmes com José Mojica Marins (Zé do Caixão), Glauber Rocha e Renato Aragão.

Ela começou a carreira na TV Tupi, onde trabalhou em novelas como “Éramos seis” e “A fábrica”. Na TV Globo, a atriz participou da minissérie “Anos rebeldes” e de novelas como “Quatro por quatro”, “Kubanacan”, “O quinto dos infernos” e “Uga-Uga”. O maior sucesso de Georgia foi como Dona Bina, em “Vereda tropical”. Seu último trabalho na Globo foi em 2006, em “Malhação”.

Leia mais clicando aqui.

A atriz paulistana atuou em mais de sessenta novelas, começando em 1963 na TV Tupi, e protagonizou o primeiro beijo gay da história da TV brasileira, no teleteatro Calúnia. Do Terra:

Nascida em 1937 no elegante bairro dos Jardins, de uma tradicional família de artistas, intelectuais e diplomatas, Elfriede Helene Gomide Witecy começou a se destacar pela beleza ainda na adolescência, nos bailes do Clube Pinheiros, onde foi eleita “a mais bela esportista”. A beleza chamou atenção do produtor da TV Tupi Fernando Severino. Atuou em dezenas de teleteatros, formato tradicional dos primórdios da TV brasileira, como Tereza, onde, no papel de vilã, chegou a apanhar na rua. Em Calúnia, ela escandalizou a sociedade ao protagonizar uma professora lésbica.

A primeira novela foi Moulin Rouge, a Vida de Toulouse-Lautrec, em 1963. Os personagens mais marcantes foram Ana Terra em O Tempo e o Vento, na TV Excelsior, Clara em As Pupilas do Senhor Reitor, na Record e Clotilde em Éramos Seis, na Tupi. Mais recentemente atuou na Globo, em Vereda Tropical, Quatro por Quatro, Anos Rebeldes, Kubanacan e Malhação, onde viveu a Mamma Francesca. No SBT, participou do remake de Direito de Nascer. No cinema, atuou em filmes dos Trapalhões e de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, como Exorcismo Negro, de 1974.

Leia mais clicando aqui.

Ficha da atriz no IMDB:
http://www.imdb.com/name/nm0327111/

~ por Tommy Beresford em janeiro, 29 2011.

2 Respostas to “Georgia Gomide (1937-2011)”

  1. […] This post was mentioned on Twitter by tommyberesford, tommyberesford. tommyberesford said: [Cinema é Magia] Georgia Gomide (1937-2011) http://bit.ly/g42CCk […]

  2. […] Georgia Gomide (que atuou em mais de sessenta novelas, começando em 1963 na TV Tupi e que faleceu em janeiro de 2011), foi quem protagonizou o primeiro beijo gay da história da TV brasileira, no teleteatro […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: