[Cineclube DVD] Semana de 18 a 24.12.2010

Olá, pessoal!

Sadomasoquismo/Masoquismo é uma relação entre tendências opostas. O sadismo, como forma de prazer, impõe o sofrimento físico e moral a outra pessoa. Já o masoquista sente prazer em ser o alvo deste sofrimento e realiza as suas fantasias na dor e na humilhação. Este “entreato” é apenas para ilustrar o filme O PORTEIRO DA NOITE (“Il portiere di notte”), uma produção italiana, dirigida pela cineasta Liliana Cavani, em 1974. Um filme que deixa à mostra as transgressões sexuais dos seus personagens numa luta de gato e rato, sem pudor:

O filme adulto, gênero em extinção, teve vários exemplares nos anos 70. Aqui, neste espaço, já indiquei vários, mas infelizmente o tema não encontra cineastas com gabarito e ousadia para realizá-los atualmente. Vivemos o cinema dos blockbusters, dos pipocões, das megabilheterias. Quem curte o cinema de arte e tem a curiosidade de fuçar nas locadoras especializadas os ousados clássicos do passado tem sempre a lucrar. Um grande filme jamais será esquecido.

Liliana Cavani dirigiu alguns filmes controversos como a “A Pele” (“La Pelle”) e “The Berlin Affair”. O último filme dela para cinema foi “O Retorno do Talentoso Ripley”, de 2002. A história de “O Porteiro da Noite” começa treze anos após a segunda guerra mundial, quando os dois protagonistas — Max (Dirk Bogarde) e Lucia (Charlotte Rampling) — se reencontram num hotel em Viena: ele, porteiro do hotel da noite, um ex-oficial nazista de campo de concentração e ela, sobrevivente deste campo de tortura. A partir deste reencontro, revivem a relação sadomasoquista que tiveram durante o período de terror. Uma relação ambígua e de tortura psicológica que os dois não sabem com escapar. Um filme bastante corajoso no conteúdo e na forma. Vale a pena conferir.

Boa diversão.
Al Hitch

~ por Al Hitch em dezembro, 18 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: