[Cineclube DVD] Semana de 30.10 a 05.11.2010 – Retratos da Vida

Olá, pessoal !

Claude Lelouch (nascido em 1937) é um realizador, produtor e argumentista do cinema francês. Começou nos anos 60 e continua realizando suas obras no momento atual. Seu último filme, de 2005, “Le bonheur c´est encore mieux que la vie”, não chegou ao mercado brasileiro. Mas, como estamos cansados de saber, as salas brasileiras são domínio do cinema americano. Antigamente assistíamos, com mais regularidade, filmes europeus, notadamente os italianos e franceses. Tantos e bons filmes que ficaram gravados na memória do cinéfilo. Obras de grandes diretores como Costa Gravas, Chabrol, Resnais, Rohmer, Bertolucci, Fellini, Monicelli e muitos outros. Como sempre falo nesta coluna, existe um grande abismo entre os filmes produzidos hoje e os de mais de duas décadas. A nova geração, infelizmente, não terá oportunidade de apreciar o cinema de arte produzidos de montão até os anos 80…

Muitos filmes de Claude Lelouch fizeram sucesso mundial, notadamente “Um homem e uma mulher” (Le homme et une femme) de 1966. Ganhou Oscar e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, Palma de Ouro em Cannes. Indicada ao Oscar de melhor atriz, Anouk Aimée, levou o prémio no Globo de Ouro. Uma grande atriz. O filme teve uma continuação em 1986 “Um homem e uma mulher: vinte anos depois” (Un homme et une femme:vigt ans déjà) que não obteve o mesmo êxito.

Quero destacar, também, um grande sucesso, na época, entre nós “Retratos da Vida” (Les Uns et les Autres) de 1980. Este filme, originalmente foi concebido como minissérie de TV, mas passou por aqui como longa metragem. É a história de quatro famílias, de países diferentes, que se cruzam em circunstâncias histórias. Intercalando danças e números musicais, esse drama é um grande momento do cinema. Destaco o numero de dança, em pleno Arco do Triunfo, o Bolero de Ravel, com o saudoso bailarino argentino Jorge Donn. Procure na sua locadora.

Boa diversão!
Al Hitch

~ por Al Hitch em outubro, 30 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: