Tony Curtis (1925-2010)

Tony Curtis

Tony Curtis

O grande ator americano Tony Curtis morreu aos 85 anos, informou nesta quinta-feira [30.09.2010] sua filha, a atriz Jamie Lee Curtis, ao site “Entertaiment Tonight”:

Protagonista de várias comédias de Hollywood das décadas de 50 e 60, como “Quanto Mais Quente Melhor” (1959), Curtis foi hospitalizado em julho em Las Vegas (EUA) por conta de problemas respiratórios. Segundo o jornal “New York Times”, Curtis morreu de parada cardiorespiratória. Ele estava na cama em sua casa em Las Vegas ao lado de esposa.

A nota foi encontrada aqui.

Leia mais sobre Tony Curtis no IMDB:
http://www.imdb.com/name/nm0000348/

Alguns dos filmes com Tony Curtis com grandes diretores:

– Quanto Mais Quente Melhor (Billy Wilder, 1959)
– Winchester´73 (Anthony Mann, 1950)
– Anáguas a Bordo (Blake Edwards, 1959
– O Homem Que Odiava as Mulheres (Richard Fleischer, 1968)
– A Corrida do Século (Blake Edwards, 1965
– O Grande Impostor (Robert Mulligan, 1961
– Quem Era Aquela Pequena? (George Sidney, 1960)

Leia também:
Tony Curtis: Grande perda para o cinema mundial

Tony Curtis, 2008

Tony Curtis, 2008

Do iG:

Bonito e talentoso, Curtis foi um dos grandes astros de Hollywood nos anos 1950 e também um conhecido playboy naquela época. Ele e se tornou famoso em grandes sucessos de bilheteria, como “A Embriaguez do Sucesso” e “Quanto Mais Quente Melhor”, no qual aparece travestido, ao lado de Jack Lemmon e Marilyn Monroe.

Curtis desempenhou um papel memorável no clássico “Spartacus”, em 1960, e foi indicado para o Oscar em 1958, por sua atuação em “Acorrentados”, também estrelado por Sidney Poitier. Atuou em mais de 140 filmes, mas parte de sua carreira foi prejudicada por problemas com cocaína e álcool.

Curtis foi hospitalizado em julho em Las Vegas (EUA) por conta de problemas respiratórios, mas ainda não foram divulgados detalhes de sua morte. Foi casado seis vezes, incluindo a atriz Janet Leigh, com quem teve a também atriz Jamie Lee Curtis.

Leia mais clicando aqui.

Do site da Veja:

(…) Tony Curtis chegou à TV na década de 1950 quando teve participações em teleteatros. Em 1965, dublou sua versão animada em um episódio da série “Os Flintstones”, personagem batizado com o nome de Stony Curtis.

Stony Curtis

Stony Curtis

(…) Ao longo de sua vida, Curtis lutou contra o vício do álcool e da cocaína, que chegaram a prejudicar seu trabalho e sua vida pessoal. O ator foi casado seis vezes, a primeira com a atriz Janet Leigh, entre 1951 e 1962, com quem teve duas filhas, entre elas, Jamie Lee Curtis; entre 1963 e 1967, Curtis foi casado com Christine Kauffman, atriz austríaca, com quem teve dois filhos; a terceira com a atriz Leslie Curtis, entre 1968 e 1982, com quem teve mais dois filhos; a quarta com a atriz Andrea Savio, entre 1984 e 1992; a quinta com Lisa Deutsch, entre 1993 e 1994, e a última com Jill Vanderbergh Curtis, com quem estava casado desde 1998.

Em 1977, Curtis publicou o romance “Kid Cody and Julie Sparrow”, voltando às livrarias com sua primeira autobiografia, “Tony Curtis: The Autobiography”, publicada em 1993. Em 2008, lançou outro livro de memórias, “American Prince“, no qual revela ter mantido relações extra- conjugais ao longo de sua vida. No livro, Curtis conta ter mantido uma relação com Marilyn Monroe em 1949, anos antes de atuarem juntos em “Quanto Mais Quente Melhor”.

Desde a década de 80, Curtis dedicava-se, também, a uma carreira de pintor, adotando o estilo surrealista. Seu trabalho foi exposto no Metropolitan Museum of Art, de Nova Iorque, em 2007.

Em 1998, em nome das vítimas húngaras do holocausto, o ator fundou a Emanuel Foundation for Hungarian Culture, com o objetivo de restaurar e preservar sinagogas e cemitérios judaicos na Hungria

Leia mais clicando aqui.

Leia também, na Folha Online:
Vida de Tony Curtis parece ter saído de um roteiro de Hollywood

~ por Tommy Beresford em setembro, 30 2010.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: