Fernando Meirelles fala sobre José Saramago

Fernando Meirelles e José Saramago

Fernando Meirelles e José Saramago

Fernando Meirelles, diretor de “Ensaio sobre a cegueira”, de 2008, baseado na obra de José Saramago, que faleceu nesta sexta, 18.06.2010, enviou um texto por e-mail publicado no Globo Online contando sobre seus recentes encontros com o escritor. Sua produtora, a O2 Filmes, está co-produzindo um documentário sobre os últimos anos de Saramago e sua mulher:

“A última vez que me encontrei com Saramago foi em Penafiel, em Portugal, em novembro passado, onde ele foi homenageado, mas na verdade tenho convivido muito com ele ultimamente pois a O2 Filmes está co-produzindo um documentário chamado “José e Pilar”, dirigido pelo português Miguel Mendes (Miguel Gonçalves Mendes) sobre os últimos anos do Saramago e sua mulher. O filme é comovente de cortar os pulsos, vemos ali um homem brilhante que sabe que seu tempo está acabando e tem muita pena de morrer. O dia no qual ele pensava constantemente e que tentou adiar, chegou.

Saramago era um homem lógico, dizia que a morte é simplesmente a diferença entre o estar aqui e já não mais estar. Combatia as religiões com fúria, dizia que elas nos embaçam a visão, mesmo assim, não consigo deixar de pensar que adoraria que neste momento ele estivesse tendo que dar o braço a torcer ao ser surpreendido por algum outro tipo de vida depois desta que teve por aqui.

A lucidez naquele grau é um privilégio de poucos, não consigo escapar do clichê mas definitvamente o mundo ficou ainda mais burro e ainda mais cego hoje.”

(Fernando Meirelles)

Resenha do Cinema é Magia para “Ensaio Sobre a Cegueira”:

Ensaio Sobre a Cegueira

Post relacionado:
José Saramago deixa imenso vazio no mundo das artes

Leia também, no Televisão é Magia:
O mundo literário de luto: José Saramago (1922-2010)

~ por Tommy Beresford em junho, 18 2010.

Uma resposta to “Fernando Meirelles fala sobre José Saramago”

  1. […] Fernando Meirelles, diretor de "Ensaio sobre a cegueira", de 2008, baseado na obra de José Saramago, que faleceu nesta sexta, 18.06.2010, enviou um texto por e-mail publicado no Globo Online contando sobre seus recentes encontros com o escritor. Sua produtora, a O2 Filmes, está co-produzindo um documentário sobre os últimos anos … Read More […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: