Cinema, banda larga, pirataria, benefícios e malefícios

Um interessante artigo no Estadão tem o título “O momento Napster do cinema” e é de autoria de Bruno Galo, com o subtítulo “Afinal, a pirataria online ajuda ou atrapalha os filme? Na dúvida, Hollywood se adapta”:

Do surgimento do Napster, em 1999, que permitia a troca de músicas na rede, até 2009, as gravadoras viram o seu negócio encolher quase pela metade. Até agora, mesmo após o nascimento do formato torrent (que permite a troca de arquivos mais pesados, como filmes e games), a história não se repetiu com o cinema. Até agora.

Se em 2008, o filme mais baixado ilegalmente, com 7 milhões de downloads, foi também o mais assistido nos cinemas (Batman – O Cavalheiro das Trevas), o mesmo não acontece em 2009. Watchmen, com 17 milhões de downloads, não emplacou nas bilheterias. Ao mesmo tempo, a venda de DVDs, maior fonte de renda dos estúdios, despencou 13,5%, nos primeiros seis meses do ano.

Tudo leva a crer que o aumento da oferta de banda larga está diretamente ligado a maior procura por filmes na rede. Na Coreia do Sul, país em que a banda é a mais larga do mundo, o mercado de DVDs sucumbiu frente ao download ilegal.

Imagine então a surpresa dos estúdios quando o criador do filme independente Ink, Jamin Winans, afirmou na terça-feira (10) que a pirataria online é uma bênção. Graças a ela a procura pelo seu filme havia aumentado e a expectativa de recuperar o investimento feito parecia mais próxima da realidade. É bem difícil encontrar na indústria do cinema, alguém que veja com bons olhos a troca de arquivos na rede – algo, relativamente comum entre músicos, como o Radiohead, e, em menor grau, entre escritores, como Paulo Coelho.

Leia o artigo completo clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em novembro, 21 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: