Anselmo Duarte (1920-2009)

Anselmo Duarte

Anselmo Duarte

Foi sepultado neste domingo no interior de São Paulo o ator e diretor Anselmo Duarte, que morreu aos 89 anos por causa de um AVC na madrugada de sábado. Ele estava internado no Hospital das Clínicas, em São Paulo, e foi enterrado em sua cidade natal, no cemitério municipal de Salto. Do JB Online:

Anselmo Duarte Bento era natural da cidade de Salto e entrou para a história do cinema nacional ao dirigir o filme O Pagador de Promessas, em 1962, o único longa brasileiro a ganhar a Palma de Ouro (de melhor filme) do prestigiado Festival de Cinema de Cannes. A produção ainda concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro naquele mesmo ano.

Galã do cinema brasileiro nas décadas de 50 e 60, a ator e diretor acumulou vasta filmografia em cerca de 40 anos de carreira. Atuou em mais de 30 filmes, dirigiu dez e produziu oito – além de roteirizar mais de dez longas. Seu nome era quase obrigatório nas chanchadas e comédias românticas na época de ouro da produtora paulista Vera Cruz e formou com a atriz Eliana um dos casais mais amados do cinema brasileiro da época – algo que teve uma popularidade, aqui no Brasil, equivalente ao sucesso da dupla Rock Hudson e Doris Day nos cinemas dos anos 1960.

Entre os seus sucessos estão Aviso Aos Navegantes (1950), com Oscarito e Grande Otelo, Sinhá Moça (1953), Absolutamente Certo (1957), As Pupilas do Senhor Reitor (1961) e a cinebiografia do compositor Zequinha de Abreu, Tico-Tico no Fubá, na qual atuou ao lado de Tônia Carreiro, entre outros filmes.

Leia mais clicando aqui.

Da Folha Online:

A família do cineasta Anselmo Duarte está planejando realizar uma semana com a exibição dos filmes da carreira do ator e diretor.

Ainda não foram decididas datas nem locais, mas é possível que ocorram homenagens no Rio e em São Paulo, com filmes e imagens da longa carreira do ator e diretor.

Leia mais clicando aqui.

Ficha do ator e diretor no IMDB:
http://www.imdb.com/name/nm0239063/

Leia também:
Tarcísio Meira faz homenagem a Anselmo Duarte em enterro

~ por Tommy Beresford em novembro, 09 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: