SP: Festival Sesc Melhores Filmes de 2008

sesc_35_2009Começou na última quinta-feira, 09.04.2009, em São Paulo, o Festival Sesc Melhores Filmes, que mostra diversos filmes brasileiros de 2008, entre eles “Linha de Passe”, de Walter Salles e Daniela Thomas, eleito o melhor filme de 2008 segundo os 96 críticos que participaram da votação, e “Encarnação do Demônio”, de José Mojica Marins, o Zé do Caixão, o escolhido do público, num universo de 8 mil votos. De Mauricio Stycer, no Ultimo Segundo:

“Linha de Passe” faturou os principais prêmios da crítica: melhor direção, fotografia (Mauro Pinheiro) e roteiro (George Moura e Daniela Thomas com a colaboração de Bráulio Mantovani). João Miguel, protagonista do ótimo “Estômago”, faturou o prêmio de melhor ator e Leandra Leal, protagonista de “Nome Próprio”, foi a escolhida como melhor atriz.

Na visão do público, diferente em vários quesitos, os vencedores foram José Mojica Marins (diretor), Bráulio Mantovani (roteiro de “Última Parada 174”), Mauro Pinheiro (fotografia de “Linha de Passe”), Sandra Corveloni (atriz de “Linha de Passe”) e João Miguel (ator de “Estômago”).

Os escolhidos foram selecionados de uma lista de 74 produções brasileiras, exibidas ao longo de 2008. O filme mais visto do ano, “Meu Nome Não é Johnny”, de Mauro Lima, não venceu nenhum prêmio, mas está entre os 53 filmes que serão exibidos na mostra.

Entre os filmes estrangeiros, num universo de 260 lançamentos, o escolhido pela crítica foi o francês “A Questão Humana”. Ficou com três prêmios: filme, direção (Nicolas Klotz) e ator (Mathieu Amalric). Os irmãos Joel e Ethan Coen dividiram o prêmio da crítica pela direção de “Onde os Fracos Não Têm Vez” e Cate Blanchet foi escolhida melhor atriz por sua atuação como Bob Dylan em “Não Estou Lá”.

Leia mais clicando aqui.

Veja a programação no site do SESC:

http://www.sescsp.org.br

~ por Tommy Beresford em abril, 12 2009.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: