SPFW: Carmem Miranda ainda influencia

Carmem com Groucho Marx

Carmem com Groucho Marx

Artigo especial de Sérgio Augusto para o Estadão:

Para início de conversa, ela nem era baiana. Portuguesa (de nascença) e carioca (de criação), tornou-se a quintessência da brasileirice (o jeito brejeiro de ser brasileira) e da baianidade mitificada pela música de Dorival Caymmi. Turbante e balangandãs, brincos, correntes e pulseiras de ouro, sandálias enfeitadas – tudo isso ela tinha. A saia não era engomada, um pano da Costa não cobria seus ombros, a barriga sempre à mostra, sua baiana, estilizada, carnavalizada, sexualizada, multicoloriu-se para o palco e a tela, impondo Carmen Miranda como o supra-sumo do exotismo tropical.

Já reivindicaram a autoria do Miranda Look para Alceu Pena, legendário modista e desenhista da revista O Cruzeiro. Palpiteiros Carmen encontrou aqui e ali, inclusive o Alceu, mas ela foi, mesmo, o seu próprio Pigmalião; ou melhor, a sua própria estilista. Já costurava muito bem na adolescência, quando trabalhou na loja La Femme Chic, na Rua do Ouvidor, a mais movimentada do centro carioca, desenhando e confeccionando chapéus. Não tinha mais de 25 anos quando lançou a moda dos casaquinhos masculinos e encomendou a um sapateiro do Catete o primeiro par de sapatos plataforma de que se tem notícia.

Leia mais clicando aqui.

~ por naomi em janeiro, 19 2009.

Uma resposta to “SPFW: Carmem Miranda ainda influencia”

  1. “100 anos Carmen Miranda, vamos tambores rufar!”
    Parabéns à organização da São Paulo Fashion Week por usar o “Brasileirismo” e por se ter lembrado de Carmen Miranda, nesta altura em que se lhe presta uma homenagem!
    As músicas de Carmen são eternas e marcam uma época importantíssima da Historia – a 2ª Grande Guerra – com a sua música.
    Esta grande diva, ficará para sempre em nossos corações; será lembrada como “a Pequena Notável” do lindo sorriso, alegre e encantador!
    Nós em Portugal temos um Museu de Carmen Miranda que, na minha opinião, vale a pena visitar!
    Eu como artista plástica que sou não podia ficar indiferente face as 100 anos da sua existência, ainda mais, porque nasceu numa cidade perto da minha.
    Deixo de seguida o meu blog onde também eu homenageio Carmen Miranda. Espero que gostem da surpresa!

    http://gabrielamarquescosta.wordpress.com

    Gabriela Marques da Costa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: