Os Trapalhões: Caixa de DVDs

De Ivan Finotti para a Folha de São Paulo:

Após acertar o lançamento de toda sua obra cinematográfica em DVDs (a Europa Filmes já lançou uma dúzia de títulos, de um total de 39), chegou a hora de Renato Aragão reunir os melhores momentos do programa de TV de seu grupo. E haja piada. “Os Trapalhões” tem três discos com nada menos que 11 horas e 18 minutos das trapalhadas de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.

A caixa traz esquetes exibidos em quinze anos, entre 1977 e 1992. É o auge do grupo, que começa com a ida para a Globo -após passar pela Excelsior, Tupi e Record- e termina com a morte de Zacarias (1990) e Mussum (1994).

Vistas hoje, algumas dessas piadas espantam pelo tom politicamente incorreto. Em um quadro, o matuto Didi diz para a filha (Zacarias) não se casar com Marlon Brando, porque ele “manteigou” Maria Schneider e iria querer “manteigá-la” também. É uma referência à cena de sexo anal do casal em “O Último Tango em Paris” (1972).

Pois isso era o humorístico infantil “Os Trapalhões”. Também não faltam gozações com minorias. Didi falando “rapaz alegre” para Dedé é um clássico. Negros não eram poupados, apesar da (ou justamente pela) presença de Mussum.

Assim, o texto da caixa serve de piada involuntária: “Com seu humor leve e irresistível, os Trapalhões fazem parte da vida de muita gente”. “Irresistível” pode ser, mas “leve”? O lançamento é precioso, mas poderia ser bem mais. Não há, por exemplo, nenhum tipo de organização dos quadros.

Cada DVD traz três horas e meia de esquetes seguidos. Se você quiser ver um quadro com os Trapalhões vestidos de super-heróis, vai ter que assistir tudo para encontrar. Os extras também são muito pobres. Há uma entrevista com Aragão, alguns erros de gravação (já exibidos na época) e só.

Nem as diversas aberturas que o programa teve (com a famosa musiquinha) estão nos DVDs.

Os assinantes da Folha podem ler a matéria clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em dezembro, 05 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: