Prêmio Contigo de Teatro 2008

Beatles num Céu de Diamantes

Beatles num Céu de Diamantes

Do Globo Online:

A peça “As centenárias” saiu consagrada do 2º Prêmio Contigo! de Teatro, nesta segunda-feira à noite, no Arquivo Nacional. O espetáculo sobre duas hilárias carpideiras faturou quatro prêmios: melhor atriz para Andréa Beltrão, espetáculo de comédia por duas vezes (pelo júri e por voto popular) e autor, para o texto de Newton Moreno.

– Queria dedicar esse prêmio ao nosso teatro, o Poeira. Sem ele essa iniciativa não teria acontecido – resumiu a atriz Marieta Severo, companheira de Beltrão na bem-sucedida peça.

O drama shakespeariano “Hamlet” veio em seguida, abocanhando três troféus, os de melhor ator para Wagner Moura (que não compareceu à premiação), figurino para Marcelo Pies e espetáculo dramático pelo voto popular. “Senhora dos afogados”, de Nelson Rodrigues e direção de Antunes Filho, surpreendeu e levou o prêmio de melhor montagem de drama pelo júri, desbancando a favorita “Hamlet”. A peça “Não sobre o amor” também fez bonito e voltou para casa com dois troféus: direção para Felipe Hirsch e cenário, assinado por Daniela Thomas.

Nas categorias dos espetáculos musicais, venceram o elogiado “Beatles num céu de diamantes”, da dupla Charles Möeller e Claudio Botelho (musical nacional), e “A noviça rebelde”, como versão brasileira.

Além dos prêmios para “As centenárias” e “Hamlet”, o voto popular laureou ainda Glória Menezes como melhor atriz por seu desempenho na peça “Ensina-me a viver” e Marco Nanini (“O bem-amado”). Ao todo foram mais de 20 mil votos pela internet e torpedos SMS.

– Sou um representante de todos os excelentes indicados da noite. É um privilégio ser ator – discursou brevemente Nanini ao receber o prêmio das mãos de Paulo Goulart.

Dois nomes do teatro foram homenageados na noite. A autora Leilah Assunção levou o troféu em conjunto com a Sbat (Sociedade Brasileira dos Autores Teatrais) e Fernando Torres ganhou tributo póstumo, com imagens de sua carreira exibidas num telão. Muitos convidados, como a atriz Deborah Secco, foram às lágrimas com as aplaudidíssimas cenas.

– Tenho certeza que a Sbat vai voltar a ser o que era, representando mesmo nós autores teatrais. Gostaria de agradecer ainda os atores e atrizes que trabalharam comigo. Sem eles eu não teria uma obra – confessou Leilah, que levou um troféu após discurso inflamado em defesa da entidade proferido pelo diretor Aderbal Freire-Filho.

A mestre-de-cerimônias foi pela segunda vez Lilia Cabral, que roubou a cena com suas pérolas. Pouco antes de anunciar os indicados ao prêmio “marcante” de melhor diretor, a atriz, que vive a sofrida Catarina de “A favorita”, mandou essa:

– Toda novela eu apanho de marido (em “A favorita” ela sofre o pão que o diabo amassou com Leonardo e em “Páginas da vida” apanhou de Alex). Fiquei sabendo também que a Burlamaqui vai me dar um cacete! – divertiu-se Lilia sobre o vindouro romance lésbico na trama com a personagem Stela, vivida por Paula.

Chamado ao palco para anunciar o melhor espetáculo dramático pelo voto popular, Marcos Caruso – o Alex de “Páginas da vida” – brincou com os tabefes que deu na atriz durante a novela.

– Já que você entrou nesse assunto, acho que mereço direito de resposta. Pelo que você me fez sofrer, o Jackson Antunes está batendo pouco! – devolveu Caruso, provocando gargalhadas na platéia.

Outro ponto alto da apresentação de Lilia foi quando ela, para ressaltar o talento de ator do brasileiro, comentou uma passagem recente de sua vida.

– Estava passando perto de um banco quando um jovenzinho gritou: “Linda! Maravilhosa! Adoro você! Tem um dinheiro aí?” Daí eu disse que não tinha. Então tudo mudou: ouvi “Vaca! Piranha! Odeio você!”. Nunca mais passei em frente àquele banco – riu Lilia.

A matéria foi encontrada neste link.

~ por Tommy Beresford em novembro, 11 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: