Festival do Rio 2008: Sucesso de Romance

De Silvana Arantes para a Folha:

Em seu novo filme, “Romance”, o diretor Guel Arraes (“O Auto da Compadecida”, “Lisbela e o Prisioneiro”) faz um ensaio sobre a representação dramatúrgica do amor, recheado de ironias aos cacoetes da TV e do cinema brasileiros.

Na primeira exibição pública do longa, anteontem, no Festival do Rio, a platéia riu mais do que o diretor gostaria. Antes da sessão, Arraes apresentara o filme como um romance com pitadas de comédia, distinguindo-o de seus trabalhos anteriores, que são comédias com pitadas de romance. “Se vocês rirem muito, vou ficar bastante preocupado”, disse ele.

(…) A platéia que lotou o Cine Palácio, no centro do Rio, para ver “Romance”, , riu ruidosamente de personagens como Orlando (Vladimir Brichta). Ele é um ator que ambiciona um papel num especial de TV a ser rodado no Nordeste, mas descobre que os testes serão restritos a não-atores da região –expediente que é voga no cinema nacional recente.

“Passei anos da minha vida me formando como ator e vou perder a melhor chance que tive até agora porque sou ator”, conclui Orlando, que decide, então, fingir-se de sertanejo, para se submeter ao teste.

A escalação de Orlando para o papel termina acrescentando mais um vértice à relação do casal de protagonistas, formado pela atriz Ana (Letícia Sabatella) e pelo ator e diretor Pedro (Wagner Moura). Os dois se apaixonam durante uma montagem teatral de “Tristão e Isolda”, matriz das narrativas do amor romântico.

O desempenho de Ana na peça chama a atenção de Danilo, diretor geral de uma emissora de TV cuja logomarca é prateada e esférica. Danilo é interpretado por José Wilker, com entonação, gestual e tiradas sarcásticas que remetem ao diretor Daniel Filho.

Leia a matéria completa clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em outubro, 09 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: