Dorival Caymmi (1914-2008)

De Daniel Gonçalves, para o Terra:

Cerca de 100 pessoas acompanharam o enterro do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, neste domingo, no cemitério Sao João Batista, localizado na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.

O ex-ministro da cultura Gilberto Gil, além de fãs e amigos, acompanharam o cortejo.

Dori, um dos filhos de Dorival Caymmi, recitou muito emocionado um trecho da canção João Valente, que, segundo ele, é a que mais representa o pai.

“Acho que ninguém cantará tão bem quanto ele. Ele representou os elementos básicos da Bahia”, disse Gilberto Gil sobre Dorival Caymmi.

Leia mais clicando aqui.

Da Folha Online:

Caymmi começou a carreira musical em programas de rádio na Bahia, ainda na década de 30. Mudou-se para o Rio em 1938, ano em que lançou o samba “O que É que a Baiana Tem?”, de sua autoria. Carmen Miranda interpretou a canção no filme “Banana da Terra” e recebeu instruções do compositor para dançá-la.

Sua canção “O Samba da Minha Terra”, de 1940, teve também grande sucesso, com os versos “Quem não gosta de samba/ Bom sujeito não é/ É ruim da cabeça/ Ou doente do pé”. No mesmo ano, ele se casou com Stella Maris, que viria a ser sua companheira de toda a vida. A primeira filha do casal, Dinahir –que se tornaria a cantora Nana Caymmi–, nasceu em 1941, ano de “É Doce Morrer no Mar”, música sua em parceria com o escritor Jorge Amado, e de “Você Já Foi à Bahia?”. O segundo filho, Dorival –que se tornaria o músico Dori Caymmi–, nasceu em 1943, e o terceiro, Danilo –também músico–, em 1948.

Na época, Caymmi atuou no filme “Estrela da Manhã”, baseado em argumento de Jorge Amado.

Leia mais clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em agosto, 17 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: