História do Cinema Japonês em Livro

Texto “O império do cinema”, Por Fernando Masini:

A história dos filmes japoneses, de 1899 até hoje, é tema de um livro fundamental da pesquisadora italiana Maria Roberta Novielli

O cinema do Japão está na pauta do ano por conta das celebrações que lembram os cem anos da chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil. Uma mostra abrangente foi realizada em fevereiro, em São Paulo, com 20 filmes dirigidos por mestres japoneses, como Akira Kurosawa, Yasujiro Ozu e Nagisa Oshima. Em outras cidades do Brasil, também se realizam mostras do filme nipônico.

A oportunidade é boa para descobrir ou rever a cinematografia de um país que amalgama a tradição milenar do teatro kabuki e da xilogravura ukiyoe junto à ousadia pop-erótica dos filmes de samurai e a fórmula pastiche concedida ao gênero máfia por diretores como Takashi Miike e Takeshi Kitano.

É nesse vasto território híbrido que a italiana Maria Roberta Novielli, professora de cinema e literatura japoneses na Universidade Ca’ Foscari, de Veneza, se meteu ao aceitar a sugestão de escrever um livro que contasse a história do cinema japonês desde os primórdios.

Após morar durante três no Japão e finalizar uma especialização em cinema japonês na Universidade Nihon, em Tóquio, Novielli encarou o projeto e escreveu um volume de 450 páginas, sob o título simples e ambicioso de “História do Cinema Japonês”. A obra foi lançada na Europa em 2001 e só agora chega às livrarias brasileiras, publicada pela editora UnB (R$ 60).

Leia o texto completo clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em agosto, 14 2008.

Uma resposta to “História do Cinema Japonês em Livro”

  1. oi meu nome e gisele eu estudo no centro educacional recanto da criança interativo nesse bimestre estamos dando 100 anos de imigraçao japonesa e quero muito aprender sobre o japao.

Deixe um comentário