[Resenhas] O Banheiro do Papa

João Paulo II está chegando ! Certamente a mobilização em qualquer cidade de qualquer país seria enorme para receber o Papa Viajante. Não foi diferente, em 1988, na pequena e pobre Melo, cidadezinha do Uruguai praticamente na fronteira com o Brasil.

Os diretores uruguaios Enrique Fernandez e Cesar Charlone fizeram de “O Banheiro do Papa” um filme de ficção (e é importante deixar isso bem claro) com excelente roteiro e ótimas locações. Vale lembrar que Charlone é o premiado diretor de fotografia de “Cidade de Deus”.

O filme mostra de forma bastante pé-no-chão justamente a intensa mobilização dos moradores: baseados na importância de Sua Santidade mas, principalmente, em suas carências e necessidades (tanto dos meios básicos de subsistência quanto de fé e esperança), os moradores concluem que milhares de visitantes, na maioria brasileiros – uns dizem 20 mil, outros 60, alguns até 200 -, estarão na cidade na ocasião e que esta é uma oportunidade única para tentarem sair um pouco da pobreza extrema em que vivem.

Cada um tem suas idéias: vender linguiça, algodão doce, tortas… e por que não um banheiro ? Entre tráfico na fronteira, a desilusão de uma jovem que sonha em ser locutora e uma vizinhança tentando a duras penas sobreviver, “O Banheiro do Papa” é em muitos momentos divertido, mas no fundo é um drama triste, muito bem contado e com excelentes interpretações, com destaque para César Trancoso, o autor da idéia do tal banheiro. Não percam.

Tommy Beresford

[Em tempo: caso você tenha chegado aqui procurando alguma resenha crítica do filme para um trabalho escolar, lembre-se que o nome do autor e, em especial, o estilo de quem escreve fazem a grande diferença (e não enganam o professor, ainda que você mude uma parte ou outra do texto).]

O Banheiro do Papa, cena

~ por Tommy Beresford em abril, 05 2008.

40 Respostas to “[Resenhas] O Banheiro do Papa”

  1. Num gostei não… O roteiro é bom, mas é mais um filme que foca a pobreza querendo que ela se transforme, naturalmente, em poesia.
    Bjs!

  2. Não Gostei muito pois retrata a pobreza,A Pesar de expor a sociedade esse problema que deve ser discutido pelas lideranças mundias.

  3. Eu achei chato porque teve moito esforço para nada e muito disperdicio

  4. não gostei,porque o filme mostra as pessoas do Uruguai muito pobre e todos trabalhando duro para conseguir dinheiro que é pouco pra eles tendo que andar 60 km atravessando a fronteira.É muito triste!

  5. por que aqueles homem na hora tinha a quelas ideias nahora que o papa chegol

  6. eu goste do filme o e mito bom de si ver

  7. Queria assistir novamente o filme,
    pois com a lingua portuguesa,ñ entendir o que eles falavam.
    ¨mais o filme e interessante,pois aconteceu na vida real ….

  8. esse filme baseado em fatos reais no pais que ele mora no uruguai e o nome da cidade é melo algumas partes do filme e triste pq todos as pessoas fazem comida para pessoas comprarem mas beto faz um banheiro para as pessoas usar pq ele deixou a privada por ultimo pq eles tinham muitas neçessidades

  9. eu gostei do filme , pois nos ensina a ser alguem na vida, nós vemos hoje em dia muitas pessoas que reclamam da vida, pois nesse fime as pessoas sofrem , elas são pobres mas mesmo assim elas não desiste de seu s sonhos, e o q me expira é q ele vai buscar alimento em outra fronteira , em aceguá.e tambem o intaresanta do film é q nimguem pensou em fazer um banheiro para o papa, tod mundo pensou em comida, ele ñ ele pensou em outra coisa. então é isso eu gostei do fime

  10. os morador comcluem que essa pessoas sao brasileiro

  11. Eu não gostei porque achei um pouco sem graça!!!

  12. Mas mostra um pouco da realidade do mundo!!!!

  13. Nós achamos legal a parte q ele estava no banheiro e teve uma idéia … Quer dizer q numca devemos desistir só pq não conseguimos uma vez!!Devemos levantar a cabeça e seguir em frente!!!

  14. A PARTE Q NÓS NÃOGOSTAMOS FOI QUANDO ELE A GREDIO A MULHER DELE!!sÓ PORQUE ELA NÃO QUERIA DAR O DINHEIRO PARA ELE!!!

  15. eu gostey principalmente depois q o papa passa na cidade dele quando ele naum para ele continua com o seu projeto e ganha o pão de cada dia com o seu projeto,o meu amigo gostou da parte em q em ele anda de bicicleta com a privada

  16. eu gostei porque conta uma historia real de um homen pobre que vive numa cidadezinha no enterior de sao paulo.bjs

  17. E também gostei da luta q ele fez para melhorar o sustento dele !! coiotado viver em um país q dificulta o emprego ,e aliásele também esta desempregado

  18. eu gostei do filme, porque se trata de um homem que mesmo passando por muitas barreiras ele nao desiste.
    por isto temos muito em comum …
    abraço a todos

  19. eu achei meio qui sem sal nada a ver nao entendi nada

  20. O filme é até legal pois conta sobre a vida de pessoas pobre que lutam contra a pobresa,mesmo sendo uma região muito pobre.
    Eles sempre acreditaram que quando o papa Vizitar sua cidade venderiam muitos produtos de comercio torta, paes,frutas,linguiças,queijos Etc.
    Pois viram numa reportagem que com a chegada do papa chegariam milhoes de pessoas e por isso fizeram muitos produtos para vender.
    Um povo que tem muitas boas ideias…uma Das ideias foi criar um banheiro pois com certeza se alguem começe depois iria ir ao banheiro mais infelizmente nao vieram muitas pessoas.
    mais mesmo com tudo isso nao desistiram de seus sonhos.

  21. e um filme boumm!!

  22. eu gostei de muitas coisas dese filme
    poq ele tem muitas partes q comove muito
    e eles tem q melhora no final
    colocar mais alegria

    o filme mostra deforma basta mtejustamente imtenssa

    em fim eu gostei

  23. eu nao entendi nada nesse filme ….

  24. Baseado em uma historia real, fala sobre um impacto que o filme passa para quem assisti,sobre a visita do papa a uma pequena cidade no Uruguai que tem muito desemprego,
    Ai quando eles ficaram sabendo que o papa iria visitar a cidade, todos,os moradores compraram comidas e produtos para vender no dia. Mas quando chegou no dia eles diveram uma grande tristeza, porque nao conseguiram vender quase nada dos produtos que ele compraram e o beto nao consiguil recadar nenhum dinheiro com o banheiro que ele construi. A parte que eu mais gostei foi o final porque fala sobre nunca desistir da suas ideias

  25. gostei, muitas pessoas tao desenpregadas por causa da pobreza do pais,isso ocorre mortes,por causa da fome que nós passa,do desenpegos…

  26. o filme conta a historia de uma familia muito pobre ,que tem muitas dificuldades ,mais que teve uma ideia de fazer um banheiro.quando souberam da vinda do papa para a cidade.
    eles resolveram fazer um banheiro para alugar para o papa .
    pois com a vinda do papa a cidade muitos pessoas viriam com ele tambem .
    dai muitas pesoas compraram muitas coisas para vender mais no fim acabaram nao vendendo nada eo o banheiro do papa que iria ser alugado acabou que nao foi.
    dai o filme acaba que mais uma ideia foi lançada.
    eu gostei do filme pois conta uma historia de luta e de sobrevivencia de todos nao so do povo uruguaio mais sim de todos nos que lutamos.

  27. achei o filme muito bom e onterewsante

  28. gostei… no brasil ocorre essa pobreza …e esse filme e muito imteressante..

  29. eu gostei desse filme achei engraçado só q deu dó

  30. O filme me chamou muita atençao,porque fala para nós nunca desistir do nossos objetivos. O Personagem Beto Transmite que nao podemos deixar os nossos sonhos se acabar de uma hora para outra. No final do filme ele nao desistiu e teve uma nova ideia.

  31. Achei o filme muito legal mostra o foco na pobresa extrema

  32. Não Gostei Muito Do Filme Mas Eu Achei Interessante O Espirito de Beto De Nunca Desistir E Sempre Perseverar.O Ponto Negativo é A Pobreza o Local.

  33. eu achei que o filme foi muito legal,porque ele mostra uma historia que realmente aconteceu no uruguai numa pequena cidade.nos deu como interesse porque ele fala de uma familia que era muito pobre.com a chegada do papa a cidade eles acreditavam que com a venda de alguma coisa eles irim ganhar dinheiro.com essa ideia no final toda a cidade ficou triste porque alem de nao vender nada eles ainda perderam tudo.beto foi um deles que ao inves de vender comida;ou objetos ele decidiu construir um banheiro para o papa.silvia,filha de beto tinha um grande sonho que era ser locutora,mas carmem mae de silvia acreditava que para ela era muito estranho.quanto ao banheiro que beto havia construido como nao teve nenhum beneficio ficou ao uso dele e de sua familia.confesso que eu gostei muuuuuuuuuuito do filme,espero que voces gostem do comentario.bjs jeane e thais.

  34. ha eu achei interessante beto que ia de uma cidade pra outra .

  35. eu não gostei não eu achei que ele so mostra que o uruguai é pobre

  36. eu gostei do filme pq o cara teve a ideia de fazer o banheiro e deu muita do pq ng fui

  37. uma qrande catastrofe

  38. gostei e muito legal esse filme

  39. Filme boumm!expõe um problema para ser refletido e discutido. falou gente!

  40. legal falooo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: