Daniela Mercury: Coragem e postura em meio a tantos preconceitos

Daniela Mercury

Daniela Mercury

Em 03.04.2013, a cantora Daniela Mercury postou fotos por meio do aplicativo Instagram — logo reproduzidas em massa no Twitter e Facebook — apresentando seu novo relacionamento agora oficial, a jornalista da televisão baiana Malu Verçosa:

“Malu agora é minha esposa, minha família, minha inspiração pra cantar”, escreveu Daniela Mercury no post.

Malu Verçosa é editora-chefe da TV Bahia e apresentadora do programa “CBN Salto Alto“. As fotos publicadas por Daniela mostravam também Daniela e Malu usando alianças na mão esquerda. A cantora se separou no mês de março de 2013 do empresário Marco Scabia.

Em fevereiro de 2013, Daniela foi alvo de matéria na coluna de Leo Dias no jornal O Dia [11.02.2013] que já falava sobre seu relacionamento antes mesmo da separação de Marco Scabia: leia a matéria, reproduzida no portal R7, clicando aqui.

Malu Verçosa

Malu Verçosa

A repercussão foi grande. Parte da imprensa, claro, correu para especular (há quem diga que ela tenha feito a declaração como “resposta a Joelma e a Marco Feliciano”, pura bobagem) e para entrevistar Daniela “em primeira mão” [sic]. A cantora passou a manhã de 03.04.2013 com os dois celulares desligados, e está em Portugal, cumprindo agenda de shows, segundo o jornalista Bruno Astuto:

Daniela retorna ao País no próximo domingo (07). Na casa da artista, na Bahia, uma de suas funcionárias disse que Daniela ligou para casa pedindo para que seus telefones celulares não fossem passados para ninguém, sem exceção.

Alina Amaral, secretária da cantora, garantiu que a posição inicial de Daniela é não comentar sobre o assunto. “Como foi ela mesmo que escreveu nas redes sociais, tudo o que havia para ser dito a própria Daniela já contou”, afirmou Alina.

Sem dúvida uma das primeiras artistas da América Latina a confirmar publicamente um relacionamento homossexual, a notícia cruzou fronteiras e chegou rapidamente a sites internacionais:

- Daniela Mercury se casó con una periodista brasileña [Argentina]
Cantante brasileña Daniela Mercury reconoce tener relación homosexual [Equador]
La cantante brasileña Daniela Mercury presenta a su ‘esposa’ [Espanha]

Rosana Hermann no Twitter

Rosana Hermann no Twitter

Daniela tem cinco filhos: Gabriel, atualmente com 26 anos, e Giovanna, de 25, de seu primeiro matrimônio (com Zalther Póvoas). Com Marco Scabia, adotou Márcia, de 14 anos, Analice, 10, e Ana Isabel, de 2 anos, e é avó de Clarisse, filha de Taís Nader e Gabriel (o filho mais velho da cantora), nascida em fevereiro de 2009. Em seu blog no portal R7, a jornalista Rosana Hermann questiona justamente o fato de parte da imprensa dar ênfase ao “tem cinco filhos”, além de destacar, em seu belo texto, a opção de Daniela em escolher uma ferramenta da nova mídia mundial, o Instagram, para revelar seu relacionamento:

(…) Daniela Mercury é um ícone da música brasileira. Você pode gostar, não gostar, pode ter rido daquele comercial de sabão em pó no qual ela canta e faz a dança do varal, tanto faz. Você só não pode negar a importância que ela tem. Ela é um ídolo nacional, conhecida em todo o mundo, aliás. Se ela ligasse pra qualquer veículo de comunicação dispondo-se a falar sobre o assunto, com exclusividade, seria matéria de capa, destaque, entrevista principal, o que ela quisesse. Em praticamente qualquer emissora de rádio, tv, mídia impressa ou web. Mas ela preferiu falar isso no Instagram dela, publicando fotos de sua felicidade com sua significant other, seu casamento com beijo e troca de aliança, ali, tudo preto no branco. Achei incrível. Uma forma bonita, direta. A cara do mundo online do século XXI. Sem atravessadores, sem fofoca. Filtro, só do Instagram. (…)

Leia a matéria completa clicando aqui.

Num país em que a homossexualidade ainda é chamada de aberração e a bissexualidade é considerada piada, e num momento em que declarações de determinados “artistas populares e políticos polêmicos” (muitos aspas nisso) trazem cada vez mais à tona o preconceito arraigado (em ainda boa parte) da população (e os comentários deixados na matéria da Folha Online provam isso), um depoimento como o de Daniela é mais que bem-vindo para que as pessoas — não somente os fãs da cantora — pensem cada vez mais e melhor a respeito. A jornalista Mellyna Reis do NE10/Bahia, em sua nota a respeito, também comenta o fato:

Em tempos em que o Movimento LGBT trava uma grande briga na Câmara dos Deputados contra a bancada evangélica, a cantora Daniela Mercury tomou uma atitude que pode reforçar a luta pelo casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Na contramão das declarações de Joelma, da banda Calypso, a baiana postou, nesta quarta-feira (3), uma montagem de fotos na conta que possui da rede social Instagram, onde assume o relacionamento com a jornalista Malu Verçosa, editora da Rede Bahia.

Malu Verçosa e Daniela Mercury

Malu Verçosa e Daniela Mercury

O jornalista da TV Gazeta Fernando Oliveira também comentou a revelação, em post no blog “Igual” que divide com Murilo Aguiar, Ana Ribeiro, Ricardo Donisete e André Giorgi dentro do portal iG:

(…) Como qualquer outra pessoa neste planeta, ela tem o direito à felicidade e foi generosa o bastante para partilhá-la enquanto pessoa pública.

Num momento de ditadura religiosa, em que políticos nada laicos tentam a todo custo vetar direitos básico aos homossexuais e cantoras como Joelma do Calypso insistem em falar asneiras, o ato de Daniela pode ser considerado um marco no mundo artístico. Ninguém precisa ficar no armário, com medo de ser o que é nos dias de hoje. Sem querer, a cantora marcou uma posição política, além de afetiva. (…)

Leia o post completo clicando aqui.

A jornalista Hildegard Angel, em seu site, destaca o pioneirismo de Daniela e o preconceito da sociedade em relação à condição sexual das cantoras brasileiras:

(…) Se desde sempre a homossexualidade de tantas de nossas grandes divas musicais tivesse sido revelada com naturalidade, este sigilo de polichinelo não teria enchido tantas linhas, tantos boxes de colunas, tantas páginas de noticiário indigno, tantas colunas, com insinuações, inflando e estimulando um fuxico velado, picardias, malícias tendenciosas, fofocas, humores ferinos e, até, baixarias desagradáveis, que só contribuíram para degradar a condição da homossexualidade. Passando os termos “sapatona”, “sapata” e correlatos a ser praticamente sinônimos de cantoras de MPB. (…)

Leia o post completo clicando aqui.

Embaixadora da UNICEF

Embaixadora da UNICEF

Vale a pena lembrar também o trabalho de Daniela Mercury como embaixadora do UNICEF no Brasil. Em outubro de 1995, a cantora foi escolhida porque, como artista e cidadã, já atuava em defesa dos direitos da criança, do adolescente e da mulher, sempre participando de campanhas para tornar o Brasil mais justo, solidário e desenvolvido, conforme cita o site da UNICEF:

Já em 1995, Daniela participou de sua primeira campanha, ao lado do UNICEF, contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Esse passou a ser um dos temas em que atua fortemente, abordando a questão em suas entrevistas e principalmente no período do Carnaval. Em maio de 2004, por exemplo, Daniela participou de uma solenidade com o presidente Lula, para pedir ao Estado brasileiro que desse prioridade ao enfrentamento da exploração sexual em suas políticas.

Durante seus 12 anos como embaixadora do UNICEF, tem participado ativamente de campanhas e eventos relacionados ao HIV/aids, aos direitos dos indígenas, ao Semi-árido brasileiro, entre outros temas.

Leia mais clicando aqui.

Reprodução do post da cantora:

declaracao_daniela_mercury_instagram

~ por Tommy Beresford em abril, 03 2013.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 128 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: