The Girl: Tippi Hedren, Alfred Hitchcock e as filmagens de Os Pássaros

Tippi Hedren

Tippi Hedren

Apesar da matéria ser em inglês, achei relevante reproduzir aqui, sobre a relação entre Tippi Hedren, Alfred Hitchcock e as filmagens de Os Pássaros. O título da matéria é “‘Girl’ pits Hitchcock against Hedren”. A exibição de “The Girl” é da HBO:

After a private screening of HBO’s “The Girl” held for Tippi Hedren, her friends and family, including daughter Melanie Griffith, the reaction was silence.

Make that stunned silence, as the room took in the film’s depiction of a scorned, vindictive Alfred Hitchcock physically and emotionally abusing Hedren during production of “The Birds.”

“I’ve never been in a screening room where nobody moved, nobody said anything,” Hedren recounted. “Until my daughter jumped up and said, ‘Well, now I have to go back into therapy.’ ”

Hedren, 82, as polished and lovely as she was taking her turn as a rarified “Hitchcock blonde” in “The Birds” (1963) and “Marnie” (1964), tells the story with a casual smile.

But her experience with Hitchcock, as detailed in “The Girl,” is as jarring to watch as one of the master’s own dark suspense dramas.

Leia mais clicando aqui.

A Veja publicou a respeito:

O cineasta Alfred Hitchcock, tido como mestre do suspense, tem sua reputação ameaçada com o lançamento do filme para a televisão The Girl. No longa, o diretor britânico é retratado como um “predador sexual” que aterrorizou a atriz Tippi Hedren durante a rodagem de Os Pássaros. O filme, que estreia neste sábado TV americana, já havia sido notícia antes, quando eclodiu a informação de que Tippi, mãe da também atriz Melanie Griffith, teve a carreira prejudicada pelo cineasta depois de rejeitá-lo.

Protagonizado por Toby Jones e Sienna Miller, o longa apresenta Hitchcock como um predador sexual que abusou de Tippi e destruiu sua carreira, adiantou nesta terça-feira o jornal britânico The Daily Telegraph. Uma das cenas do filme, que foi produzido através de uma parceria entre a cadeia britânica BBC e a americana HBO, mostra Hitchcock desfrutando, com um toque sádico, da angústia da intérprete ao ser atacada pelos corvos enquanto filmavam Os Pássaros.

The Girl, que também será exibido no Reino Unido no final do ano, é baseado em entrevistas conduzidas por seu roteirista, Gwyneth Hughes, com vários integrantes do elenco e da equipe de rodagem, incluindo a própria Tippi e Donald Spoto, autor da biografia O Lado Negro do Gênio: A Vida de Alfred Hitchcock.

Leia mais clicando aqui.

Leia também:
- Tippi Hedren: Hitchcock’s reluctant muse

~ por Tommy Beresford em outubro, 25 2012.

2 Respostas to “The Girl: Tippi Hedren, Alfred Hitchcock e as filmagens de Os Pássaros”

  1. Caríssimo, eu acredito na versão da Tippi Hedren, sabe? Para mim é super plausível que o Hitchcock, mesmo sendo um SUPER gênio e um artista brilhante no que diz respeito à arte cinematográfica, tenha tido lá suas taras. Quem não tem?

    Ele já estava numa certa altura da vida em que achava que podia ter controle sobre tudo e todos. Ela era muito inexperiente e deixou-se levar pelo momento até que não pode mais. Esse filme, que eu vi há uns dois dias, parece exagerar no aspecto “Hitch grotesco X Tippi pobrezinha”, mas é um filme que mostra apenas uma fase da vida dele e a gente sabe por diversas fontes que ele nunca mais foi o mesmo após “Marnie” (o próprio Truffaut fala isso no livro de entrevistas).

    E ela, mesmo que não tenha sido reconhecida por seu talento à época, ficou famosa o suficiente e era linda demais para não ter recebido outros convites e ter continuado a fazer cinema. Acho que o Hitch só a liberou para “A Condessa de Hong Kong” porque foi um pedido do Charles Chaplin.

    Enfim, acho triste a história, mas fico FELIZ de saber que ela conseguiu dar a volta por cima. Já li INÚMEROS livros, entrevistas e artigos sobre essa relação deles, sobre os dois filmes e sobre a vida da Tippi depois do Hitch. ADORO-A! E só por dizer isso, tudo o que falei antes fica altamente “suspeito”, né? Hehehehe.

    Abração!

  2. Acho que Hitchcock era um sádico que colocava em seus filmes um desejo reprimido, hoje seus filmes não teriam tanto sucesso assim visto q tudo se modernizou e poucos são os q param pra assistir os pássaro que nem eu, mas não é por considera-lo um grande astro, tudo é bom ao seu tempo. Acho que ele se deixou levar pelo sucesso e ficou na ficção achando que era um narrador observador aquele que podia fazer tudo por ser quem era. A atriz Pitti Hedren no filme The Girl, nos deixa a impressão que no começo por sua ingenuidade se deixou seduzir pelo sucesso, mas esse fato é a atuação da atriz que interpretou-a,visto as cenas nos deixa claro que ela não estava disponível como o logro achava que estivesse, somente por se acha o Alfred H. Nasci
    um ano depois dos passaros por falta de opção assitir muito filme dele inclusive os pássaros, não conhecia a atriz PH e foi muito bom saber que ela não se vendeu aos caprichos do logro, afinal deixa isso pra Fiona.kkkkkkkkkkkkkk

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 112 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: