[Cineclube DVD] Semana de 15 a 21.09.2012 – Oldboy

Olá, pessoal!

Com a recente premiação do filme coreano “Pietá”, do diretor Kim Ki-duk, no Festival de Veneza deste ano [2012], o cinema produzido na Coreia do Sul se firma no cenário cinematográfico mundial. Diferente das produções chinesas e japonesas, os filmes coreanos focam em histórias fortes e quase sempre chocantes, entrecortadas por suspense e uma pitada de romance para temperar. Histórias de vinganças (quase sempre) motivadas por crimes cruéis levam o espectador a torcer por um final de redenção, indiferente à quantidade de sangue derramado na tela.

Devido ao crescimento econômico da Coreia do Sul, os filmes produzidos por lá já primam com uma bela fotografia e locações hollywoodianas. Segundo se sabe, os filmes coreanos são mais vistos que os norte-americanos dentro do país. Sinal que já conquistou o mercado interno frente às grandes produções estrangeiras. É tambem respeitado pelos seus vizinhos japoneses e chineses. Os prêmios internacionais fortalecem esse mercado e dão mais vizibilidade no mundo. Já vi muitos.

O Cineclube DVD traz esta semana o aclamado OLDBOY, do diretor Park Chan-wook. Produzido em 2003, ganhou o Grande Premio do Festival de Cannes. É o segundo capítulo da Trilogia Vingança (o primeiro é “Mr. Vingança” (2002) e o terceiro “Lady Vingança”, de 2005).

A história de Oldboy se baseia nas tradicionais histórias de quadrinos japoneses, o mangá. Mistura no mesmo caldeirão questões sexuais, ultra-violência, vingança, romance e problemas ligados a vida moderna dos personagens. Park Chan-wook se inspirou também nos tradicionais filmes de violência, principalmente o Laranja Mecânica de Stanley Kubrick, para contar a sua história:

Um homem é sequestrado e mantido numa prisão, sem que se justifique o porque do ato, e fica preso durante 15 anos, sozinho. Por companhia apenas uma velha televisão que lhe mantém conectado com as mudanças no mundo exterior. Seus sequestradores lhe drogam constantemente com um gás sonífero permitindo assim que lhe cortem os cabelos e mantenham limpa a solitária. Quando libertado, o personagem se concentra numa pergunta: por que lhe fizeram isso? O sentimento de vingança lhe dará forças para tentar descobrir o que lhe aconteceu e fazer justiça com as próprias mãos contra aqueles que lhe privaram, injustificadamente, de um tempo significativo da sua vida.

Com este filme, Park Chan-wood (1963) ficou conhecido no mundo inteiro. Se voce ainda não assistiu, pegue na sua locadora. Vale a pena.

Vídeo no Youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=YLn1y9v6yno

Fiquem com as dicas!
Boa diversão.
Al Hitch

~ por Al Hitch em setembro, 15 2012.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

Você está comentando usando sua conta WordPress.com. Sair / Mudar )

Imagem do Twitter

Você está comentando usando sua conta Twitter. Sair / Mudar )

Foto do Facebook

Você está comentando usando sua conta Facebook. Sair / Mudar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 88 outros seguidores

%d bloggers like this: