Caso Belas Artes: Prédio do tradicional cinema paulista pode ser tombado

No dia 22.11.2010, de acordo com a Folha Online, os donos do Cine Belas Artes descartaram, em entrevista à TV Folha, o fechamento de suas salas por falta de verba:

A possibilidade tinha sido anunciada em maio deste ano. Desde a data, o cinema enfrenta dificuldades para se manter.

“A gente vai manter o cinema”, disse André Sturm, um dos sócios do estabelecimento. O empresário deve anunciar nos próximos dias o patrocínio com uma grande empresa, cujo nome ainda não foi revelado.

Veja mais clicando aqui.

Mas o cinema deve fechar em 27.01.2011, segundo o portal R7:

Não era necessário muita sensibilidade para perceber o desconsolo de todos que circulavam pelo Cine Belas Artes na última quinta-feira [06.01.2011] após o anúncio de que o cinema fechará as portas em 27 de janeiro. Por 68 anos, o Belas Artes, que fica na esquina da rua da Consolação com a avenida Paulista, serviu de ponto de encontro de diversas gerações.

O motivo do fechamento, segundo a assessoria de imprensa, é o cancelamento do contrato de locação. O proprietário teria decidido alugar o imóvel para uma loja. Os futuros “órfãos” do cinema fazem um abaixo-assinado contra o fechamento e planejam um protesto para o dia 15.01.2011.

Leia mais clicando aqui.

E agora, de acordo com o site do jornal Destak-SP, a Associação Paulista de Cineastas (Apaci) vai encaminhar um pedido de tombamento do prédio onde fica o cine Belas Artes, na esquina da avenida Paulista com a rua da Consolação, segundo o jornal Folha de S.Paulo:

A ação foi decidida depois que o proprietário pediu o imóvel de volta para alugá-lo para uma loja.

De acordo com a Folha, a Apaci fará o pedido de tombamento tanto na esfera estadual, junto ao Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat), quanto na municipal, por meio do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

Leia mais clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em janeiro, 10 2011.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

You are commenting using your Twitter account. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

You are commenting using your Facebook account. Sair / Alterar )

Connecting to %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Join 53 other followers