[Resenhas] 2012

poster-filme-2012-rio

Acordei com vontade de fazer uma bela resenha de “2012″, mas sobre um filme-catástrofe não há muito o que dizer — ainda que seja ótimo, como o filme de Roland Emmerich — sem que contemos muito sobre o filme. Melhor cada um ir aos cinemas até para gerar discussões, das boas, com quem também já viu. Seja como for, acertei o prognóstico sobre o filme estar não somente no topo da bilheteria americana (US$ 225 milhões no total mundial, a nona melhor estreia global de todos os tempos nos cinemas), e chamar de arrasa-quarteirão acaba sendo pequeno diante de um filme que é… arrasa-planeta.

Há muitas coisas boas em “2012″ que valem o ingresso, a começar pela excelente opção de não inserir no filme elementos excessivamente esotéricos, religiosos ou extraterrestres. Há cenas eletrizantes e, como todo bom filme-catástrofe, têm que “flutuar” pelas poltronas da sala escura as expressões de “Caraca ! Impossível !” que vão bem além da destruição do planeta em si: são os pequenos detalhes inverossivelmente espantosos que fazem a dor e a delicia do espectador.

Impossível não destacar todas as cenas em torno dos “carros de luxo”. Quem se espantou com a tão comentada “cena do avião” no recente “Presságio” vai receber doses cavalares de outras “cenas do avião”, aliás vários aviões, tão boas quanto. Há também momentos bem humorados sem cair no ridículo, valendo mais uma vez o lembrete: teorias apocalípticas à parte, não é um filme para ser levado a sério.

Num filme onde os efeitos especiais prendem a atenção mais que qualquer coisa, os personagens poderiam ficar em enésimo plano (ou, como já vimos em outras produções do gênero, soarem patéticos), mas não é isso que acontece em “2012″. O elenco é ótimo, com destaque para os sempre excelentes John Cusack, Oliver Platt e Chiwetel Ejiofor (um dia aprenderei a pronunciar este nome), embora nem façam os melhores personagens: Woody Harrelson como Charlie Frost, Tom McCarthy como Gordon Silberman e Beatrice Rosen como Tamara estão arrasando, num filme que ainda tem George Seagal e Danny Glover como coadjuvantes de luxo, as beldades e Amanda Peet (cada vez mais bela) e Thandie Newton (cada vez mais sem sal) não comprometendo, e as crianças todas ótimas.

Vale a pena enfrentar as filas (que tal comprar antecipado ?) e conferir esta excelente produção, antes que o mundo acabe por outros motivos… Em tempo: como sempre, deixe suas expectativas em casa… em especial no que se refere à participação do Rio de Janeiro… E divirta-se !

Em tempo: caso você tenha chegado aqui procurando alguma resenha crítica do filme para um trabalho escolar, lembre-se que o nome do autor e, em especial, o estilo de quem escreve fazem a grande diferença (e não enganam o professor, ainda que você mude uma parte ou outra do texto).

Tommy Beresford

2012_CEN

~ por Tommy Beresford em novembro, 16 2009.

6 Respostas to “[Resenhas] 2012”

  1. [...] Leia a resenha do Cinema é Magia para 2012 clicando aqui. [...]

  2. Um clássico do cine-catástrofe. Depois de “Titanic”, o cinema será capaz de fazer qualquer coisa em matéria de efeitos especiais. “2012″, o da vez, já supera “Titanic” em visualizar loucuras nunca dantes imaginadas no escurinho di cinema. Vale ver.

  3. [...] Beresford CINEMA É MAGIA “Há muitas coisas boas em 2012 que valem o ingresso, a começar pela excelente opção de [...]

  4. legallllllllllllllllllllll

  5. Gostei muito: cinema-diversão e cinema-catástrofe da melhor qualidade. O detalhe das “pessoinhas” no meio dos terremotos (vistas à distância) são impressionantes. E, verdade, Cusack, Harrelson e todo o elenco atuaram bem.
    Bjs!

  6. eu adorei o filme 2012 ele é muito legal mais um pouco legal que o filme depois de amnhã né adorei mesmo????????????

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 125 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: