[Resenhas] Crepúsculo

crepusculo_cartaz

Duas das cenas mais interessantes de Crepúsculo talvez sejam aquelas às quais os fãs da saga de Edward Cullen não tenham dado tanta atenção. A primeira é a de Bella, após pesquisar sobre lendas da tribo Quileute na internet, entrando numa livraria e comprando um livro. A segunda, a visita de Bella à casa de Edward onde o protagonista fala sobre Debussy ao som de “Claire de Lune”. Dois momentos que — eu torço ardentemente — podem dar aos adolescentes que assistem ao longa-metragem alguma inspiração para que o livro de Stephenie Meyer não seja a única obra ficcional a ser lida durante este período onde cultura é tão necessária quanto o alimento ou a liberdade; para que o filme de Catherine Hardwicke não seja a única obra cultuada pelos mesmos; e para que a curiosidade sobre Debussy consiga ser ao menos um ponto de partida para que o ecletismo musical faça parte da vida futura de tanta gente.

Pedindo muito ? Não sei, espero que não. Afinal, tenho lido aqui mesmo no blog, nos posts a respeito da saga, tantos depoimentos apaixonados em defesa do filme, de seus personagens, de seus atores, da continuação da saga, que fico sempre na esperança de que livros e filmes como este possa abrir as mentes das novas gerações para a leitura e para a descoberta de tantas vertentes da cultura em geral. Os adolescentes têm sede de conhecimento e — tal como Bella em suas buscas internautas — têm conseguido encontrar na internet uma ferramenta útil para abrandar carências que muitas vezes não são saciadas apenas pela escola ou pela mídia tradicional à qual cada vez são menos familiarizados. A boa música, a diversidade literária e o cinema — e que aí esteja a sala escura e não somente as sessões ‘interrompíveis’ de DVD — precisam fazer parte cada vez mais da vida dessa geração já nascida nos anos 90. Fica, portanto, sempre a minha torcida, mas em especial que as novas gerações não se limitem apenas a livros como este, mas abram espaço em seu dia-a-dia para obras de autores de todos os tempos da literatura mundial.

Quanto ao filme, boa surpresa. Resolvi assisti-lo antes de ler a obra de Stephenie Meyer, até para que a versão cinematográfica, que em geral sabemos que pode ser condensada e nem sempre fiel à literária, pudesse me dar o pontapé necessário para a leitura. Deu certo. O filme de Catherine Hardwicke é envolvente para espectadores de todas as idades, desde que o cinéfilo deixe-se aberto, como eu, à apreciação sem os pré-conceitos com os quais muitos se (re)vestem não se deixando livres para apreciar — e gostar de — obras de quaisquer estilos.

Robert Pattinson

Robert Pattinson

Histórias de vampiros já vimos as montes, daí ser difícil pensar em grandes novidades. Mas a diretora consegue fugir do excesso de paranormalidade ou da síndrome do super-herói, trazendo frescor ao gênero com uma história de amor bem contada, contando com o auxílio de jovens atores competentes, a começar por Robert Pattinson (que recentemente foi premiado como melhor ator no Strasbourg International Film Festival pelo ainda inédito no Brasil “How To Be”). Ninguém vê em Pattinson o Cedrico de Harry Potter: o Edward Cullen que construiu (depois de ter vencido cerca de 5 mil candidatos a papel e não ter sido a opção inicial — Henry Cavill era a escolha da autora Stephenie Meyer) é enigmático e sedutor, mas certamente parte de seu magnetismo vem do fato de estar contracenando com Kristen Stewart, uma ótima surpresa.

Kristen Stewart

Kristen Stewart

Kristen também não era a primeira opção para o papel: Stephenie Meyer desejava a australiana Emily Browning como Bella, e Kristen foi sugerida à diretora Catherine Hardwicke pelo ator Emile Hirsch (que vimos há pouco tempo com destaque em “Milk – A Voz da Igualdade”), que trabalhou com Kristen em “Na Natureza Selvagem”, de 2007 e com Hardwicke em “Os Reis de Dogtown” em 2005.

A diretora não deve ter ficado decepcionada com a escolha: Kristen Stewart rouba o filme. É Bella a grande protagonista do filme, todos os outros, inclusive Edward, ficam à sombra da personagem neste que é o primeiro filme da saga. Menção também para Billy Burke como o pai de Bella.

Stephenie Meyer

Stephenie Meyer

Para sorte dos fãs, o filme estreou em dezembro de 2008 depois de quase ter ficado para julho de 2009, por conta das mudanças de data de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, que seria seu principal concorrente na atual temporada cinematográfica. Quem perdeu a estreia nas salas escuras ou desejam rever no conforto de seu lar podem alugar ou comprar o DVD e ficarem mais atentos a alguns detalhes. Um deles é uma ponta da própria escritora Stephanie Meyer, autora dos livros, que aparece em uma cena como uma mulher que pede uma salada em um restaurante.

Catherine Hardwicke

Catherine Hardwicke

Outra curiosidade está nos Extras: uma cena que a diretora Catherine Hardwicke rodou com Robert Pattinson extraída de “Midnight Sun”, o incompleto livro de Stephanie Meyer que narra a história de Crepúsculo sob o ponto de vista de Edward Cullen. Como informação final, vale lembrar que o orçamento de Crepúsculo foi de US$ 37 milhões, e entre os filmes dirigidos por uma mulher este foi o de maior arrecadação em sua estreia até então: Crepúsculo obteve US$ 70,6 milhões nas bilheterias dos Estados Unidos no fim de semana de estreia. No mundo inteiro, o filme arrecadou cerca de 351 milhões de dólares.

Agora é esperar Lua Nova, e se você, como eu, ainda não leu a saga, aproveite para começar. E bom entretenimento.

Tommy Beresford

Todas as resenhas do Cinema é Magia para a saga:
Crepúsculo
Lua Nova
Eclipse
Amanhecer: Parte 1
Amanhecer: Parte 2

crepusculo_cena

~ por Tommy Beresford em junho, 09 2009.

59 Respostas to “[Resenhas] Crepúsculo”

  1. Não gosto de Crepúsculo, mas acho que você tem razão poisse esse mal vai ajudar a mulecada de hoje a abrir a mente para os livros e fugir da mídia que existe hoje já vale alguma coisa.

    • nao posso concordar pq o filme e um filme muito interesante e que agradou nao so aos adolencentes mas como os adultos um filme que recomendo a todos
      e nao perco ah estreia
      que sabe nos encontramos

  2. Foi aberto um novo filão: o do vampiro light. Vampiros vegetarianos? O quê, a imaginação desses escritores, pode criar… Pois é, o filme serve apenas para entreter aqueles que não conhecem a boa literatura do terror. Vampiros românticos e mocinhas ingênuas e muito blá, blá, blá sobre o nada. Achei errada a escolha da atriz protagonista, Kisten Stewart. Ela parece sempre sonolenta e acho que ainda vem outras continuações por aí. Só para quem é muito fã mesmo.

  3. crepusculo é perfeito apaixonei no livro e no filme!!!!!!

  4. crepusculo é um filme interessante,apesar de nao narrar toda a historia que o livro conta e que é uma história que entrete o leitor e o faz viajar em seu próprio mundo,o livro é maravilhosoo..apesar de haver alguns contratempos eu tambem gostei do filme..Esperemos para ver o lançamento de Lua Nova..que parece ta muuito bom!!

  5. EU AMO ELES ♥

  6. Filme perfeito..agora vou partir para os livros!!

  7. heheh
    eu discordei totalmente de vc na minha resenha, mas concordo em um ponto: não é tão ruim como a crítica disse.

  8. eu amuh eles di+!!!!!!!

  9. Edward cullen é liiindo

  10. muito bom o filme adorei e ele e muito gostoso!!!

  11. O filme, agora, se transformou na MINHA VIDAAA –‘ (se é q dá pra entende) Eu, amo de paixão ! Robert, eu te vii pessoalmentee … HAAAAAAAAAAA , Te amoooooo

  12. esse robert é tdddddddd!!! ti adoruuhh!!

  13. edward vc e lindo e gostoo

  14. o livro ganha do filme pelos detalhes que para serem relatados no filme precisaria de no mínimo 3 horas. mas tbm temos o privilégio de ver robert que é muito lindo no filme.
    contudo eu fico com os 4 livros da série:
    1º porque eu amo ler
    2º posso usar a minha imaginação
    3º não preciso morrer de ansiedade para saber o que vai acontecer nos próximos
    mas não tem problema quando lua nova estrear no cinema estarei lá para “babar por robert e tbm pelo Jacob que vai estar lindo neste filme. estou esperando…

  15. na minha opinião crepusculo é a maior obra ja feita .e seria um pecado dizer que só foi boa para abrir a mente de crianças.

  16. O FILME NÃO FAZ JUS AO LIVRO… MAS É MUITO BOM…
    ATRAVÉS DO FILME ME INTERESSEI PELO LIVRO E JÁ COMPREI E LI OS 4. LI SOL-DA-MEIA-NOITE NA NET.
    AGORA ESTOU ANSIOSA PARA A ESTRÉIA DE LUA NOVA. JACOB FICOU TÃO LINDO NESTE FILME (VI NO TRAILLER) QUE NEM FIQUEI COM ÓDIO DELE POR DAR EM CIMA DA BELLA.ELE ESTÁ MAIS GATO QUE O EDWARD… ISSO É POSSÍVEL?

  17. ele é lindo <3

  18. eu achei um *-*… como posso dizer… muito sem sal… a garota inves de revirar os olhos ficou vesga rsrsrs(qunado ele tira o tal veneno)
    não achei ele TÃO bonito assim… na verdade acho q pra ser como ele disse tão irresistivel… merecia um ator melhor.
    a historia é meio q arros com feijão *-* só oq realmente muda nos vampiros é esse negoço ridéculo q não poder sair no sol pq fica a brilhar (rilitro quando vi isso)
    eu achei meio tosco
    eu na verdade só o vi pq o povo da net ficou me pertubando com o “ed” q eu achei sem graça
    gostei mesmo foi do cara q faz o “pai” dos vampiros
    a sim… o jacob… achei ele uma gracinha… adoro os rejeitados q ficam no pé da garota mesmo só de amiginho

  19. aaa sim…meu teclado tá uma M então errinho de portuguê(culpa minha pq sou burra e falto aulas te portú) e de digitação (é o teclado) acontecem

  20. A história é lindaaaaa… Estou apaixonada pelo livro. Está de Parabéns, foi muito bem feito! amei! estou apaixonada… O livro mudou a minha vida!

  21. Tipooo..eu amoo D+ esse filme tenho posteres.filmee,livro tudo dele mais eu quero q em eclipse o TOM FELTON participe ele trabalha super bem otimo ator alem de ser liindo e maravilhoso adoro demais ele!!poxa oq vcs tao esperando p contratadar o tom ??
    eu amoo o tom

  22. oq foi o robert ta com medo do TOM roubar o lugar dele !!!!

    o tom jah tem muiiiiiiiiiiiiiiiita TORCIDA a favor dele !!
    p dar um ‘UP’ O TOM TEM Q ENTRAR…mesmo !!
    UHUM TOM FELTON EM ECLIPSE ! tom é muiito lindoo,gato p caramba

  23. muito bom esse filme,adoooooreiiii…..muito gostaria de ter um edward desse na minha vida

  24. eu adoro o edward e a bela eles sao d+ eu sei que o edward nao gosta das garotas que disem assim me morde me morde e eu nao sou asim mas eu acho vc 10 beijos

  25. Esse filme é tudo de bom esse romance é lindo isso mostra como o amor supera barreiras…

  26. o filme e massa cara não existe igual é irado a interpretação é de+.só crepúsculo fez a galera ver qe o amor é possivel mesmo ele sendo vampiro e ela amocinha é tudo de bom esse filme by: soraya lima

  27. Eles são um casal perfeito tanto na ficção, quanto na vida real.;D
    Ótimo elenco..:*

  28. Ótimo elencos mesmos concordo com você eles são muito bons.

  29. Eu só assistir o filme agora, e amei mim apaixonei pelos atores principalmente por Robert, ele é muito lindo, espero que nao demore muito pra sair o 2.

  30. I LOVEEEEEEEEEEEEEEEEEEE EDWARD LOVEEEEEEEEE

  31. amo o robert ele é muito gato, a e a bela tambem…linda….

  32. ciceramente gente o que eu chorei pra ter esses livors eu acho que se eu ñ tivesse conseguido teria ficado que nem a bela no lua nova quando o edward deixo ela … em depressão e eu acho que esse povo que fala mal e por que tem inveja po meu falar mal de a “oitava maravilha” do mundo eh crime

  33. Robert te amo,você é muito lindo

  34. Edward você é muito lindo, te amo muito
    Beijoos

  35. Edward vc é tudo de bom,vc é mara…….linduuuuu
    bjossssssss

  36. o filme é muito gostoso é claro que não é so o filme mas também o ROBERT PATTINSON se alguém falar que ele não é lindo concerteza é cego .

  37. crepúsculo esta sendo o melhor filme até agora, eu já vou ver lua nova vai ser melhor aida esse filme vai arrebentar se prepara.

  38. Este é o melhor filme que já assisti……estou louca pra assistir
    a comtinuação…

  39. este fimel deu que só coisa boa …[8)]

  40. Só assisti Crepusculo há um mes atrás e achei muito bom.Não sou “teen”,mas como dito na resenha,é um filme para todas as idades,embora seja sobre vampiros e lobisomens,não é como o terror tradicional só sangue e pavor.Esse filme trouxe algo que está sendo esquecido: O amor.
    Acho que por isso o Robert Pattinson(ou melhor:Edward Cullen)está trazendo esse delírio ao público feminino,ele despertou o tão sonhado Principe Encantado;que mulher não sonha com um amor assim?O fato de ele ser um vampiro é apenas um pequeno
    “defeito” dentre tantas qualidades.
    Parabéns pelo site.

  41. gente que fala aque robert e feio e doido(a)

  42. edward eu te amo de mais eu acho que ja to louca de tanto pensar em vc te amo te amo……….

  43. eu concordo ele e lindo!perfeeeeeito.i love you fofo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  44. o filme eh maravilhoso,tudo bem que não eh copia fiel do livro,mas eh perfieto.E eu adorei todos atores, em especial eh claro ROBERT PATTINSON.Eu li todos os livrso eh tudo perfieto espero que os demais filmes sejam tão bom quanto.

  45. Queria um amor como o amor da Bela,se ele me olhar desse jeito eu pulo no colo dele(robert).

  46. isso é bem legal

  47. gosto muito do robert pattinson pode ser brincadeira mas eu era capaz de fazer tudo com ele tudo que imaginassem ele tem 12/ou 11 anos de diferença mas nao faz mal ele se nao me conhecer eu pelo menos conhessou eu a inda vou o ter vou ser estrela de hollewod e vou conquistar esse homem, tambem sou doida po musica estou a formar uma banda mas nada vai parar que eu pense nele nada ate eu morrer ou sobre viver nao o vou tirar do meu coraçao

  48. eu amei os dois filmes,na verdade ja vivo de olho duro de tanto assistir,ja sei o filme decorado,eu amo o edward,eu obicekda pelo filme,assim q sai do cinema o terceiro filme vou compra-lo tambem quero ter todos,assim vejo melhor o edward e bela

  49. eeeeeeeeeiiiiiiiiiiiii, quem ta dizendo que o fato de edward ser vampiro é um “pequeno defeito” está muito enganado. ele é lindo, inteligente, misterioso…e… vampiro. nao acho que seja um defeito. acho dmais o fato de ele ser um vampiro e se alimentar de sangue, pois se nao fosse isso ele nao teria todas essas qualidades.

    • Em primeiro lugar parabenizo o “ATOR” Robert Pattinson por sua atuação na saga Crepúsculo,pois realmente ele deu vida ao “PERSONAGEM”Edward Cullen.
      Ser um vampiro é um defeito sim,pois se na transformação houvesse essa mudança de caráter,James,Laurent e Victoria não seriam tão desprezíveis,assim como Os Volturi,que não dão um mínimo de valor à vida,claro, a não ser a deles próprios.
      As qualidades do “PERSONAGEM” Edward Cullen não foram adquiridas após a sua transformação,elas lhe são natas.
      Voce leu Amanhecer?Analise a “PERSONAGEM” Bella.
      Tres passos a seguir:Leia, prestando atenção no que está lendo,analise o que leu,depois comente.

  50. eu amo crepusculo !!!!!!!!!!!!!
    e queria ter a chance de conhecer os atores robert e kristen

  51. os livros são muito melhores que os filmes, já li todos, a autora poderia fazer outro livro falando da filha de Edward e Bella, gostaria de ler, alias eu adoro ler esse é meu vicio.

  52. É concordo com todas vocês meninas “Edward cullen” é um sonho !
    Mas tem uma coisa que eu não concordo com vocês,que a Kristen seja a mulher ideal para o Robert, por que ela recusou a quatro pedidos de casamento dele e escondeu o namoro por um ano inteiro.
    Fala sério só sendo muito doida,e fã que é fã não ia querer que ele ficasse com a Kristen,Pois todas que AMAM ele iriam querer vê-lo SOLTEIRO !
    Eu sonho dia e noite com um Edward !
    Afinal,vocês garotas querem Edward ou robert ?
    I love you ! ROBERT

  53. linndddddooooooooooooo

  54. Beautiful Robertson Pattinson I te I love a lot , I would like te he knows lo personally

  55. robert pattinson es todo un papi

  56. esses sonhos nao acabarao pois parece que me vejo nas cenas é inesplicavel.

Deixe um comentário

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 128 outros seguidores

