[Cinemas Antigos] Antes do Odeon

Na foto, um trecho de um parque de diversões construído onde era o Convento da Ajuda (que hoje é a região de predios da Cinelândia, onde ainda existe o Cine Odeon, no centro do Rio de Janeiro).

De propriedade de Francisco Serrador (Brasil Cinematografica), que adquiriu o terreno para construir prédios e cinemas, mas enquanto eram vendidas ações que possibilitariam oficialmente as obras, foi aberto ao público o Parque Centenário, que aproveitou as instalações da Feira do Distrito Federal. Nele se instalou o que se acredita ser maior cinema ao ar livre de toda a história do Rio de Janeiro, com capacidade para cerca de 5.000 pessoas e tela de 90 metros quadrados (no fundo do terreno proximo ao inicio da atual Rua Senador Dantas).

Em 1923 começariam finalmente as obras dos primeiros prédios dos famosos e saudosos cinemas que dominaram a região, adequadamente apelidada de “terra dos cinemas” ou Cinelândia, nome que perdura até hoje: atualmente, com o fechamento do Palácio em 2008, o único cinema que resta é o Odeon.

~ por Tommy Beresford em novembro, 29 2008.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 127 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: