Um Espião Francês

Do Terra, em texto de Neusa Barbosa, do Cineweb:

Embora o espião James Bond tenha se tornado bem mais famoso, na verdade, ele não foi o primeiro. O espião mais antigo da literatura de consumo é o francês OSS 117.

Inventado em 1949 por Jean Bruce, o personagem OSS 117 frequentou nada menos que 265 livros, estrelou sete filmes com diferentes atores, entre 1956 e 1970, mas limitou-se a um sucesso em sua própria terra.

O Bond de Ian Fleming, nascido em “Cassino Royale” (1953), rompeu fronteiras e tornou-se protagonista de uma das mais bem-sucedidas franquias do mundo.

Os franceses estão investindo novamente numa tentativa de tornar seu próprio espião mais famoso. O esforço começa em “Agente 117″, de Michel Hazanavicius, uma aventura que se passa no Cairo de 1955, às vésperas da grande crise do canal de Suez.

Leia mais (sujeito a spoilers) clicando aqui.

~ por Tommy Beresford em Julho, 10 2008.

Deixe um comentário